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Título:  
  Práticas de leitura e de escrita na educação infantil em Várzea Grande - MT
Autor:  
  Claudia Aparecida dos Santos Valadares   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  728
Resumo  
  Esta dissertação tem como tema as principais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da leitura e da escrita em turmas de Educação Infantil. O objetivo central foi desenvolver uma análise e sistematização das práticas de leitura e escrita; desenvolvidas no cotidiano das classes de Educação Infantil; em três escolas procurando registrar como se realiza o ensino da língua materna e como é construída a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil nas escolas públicas municipais de Várzea Grande-MT. Em virtude da própria natureza do objeto; bem como da escolha teórica; privilegiou-se a abordagem da Pesquisa Qualitativa; em função de sua possibilidade para estudar as questões relacionadas à educação. Neste sentido; reside a intenção e o interesse em aprofundar o conhecimento a respeito do trabalho docente com crianças de 5 anos; suas formas de realização; seus objetivos; características e concepções; enfatizando principalmente as práticas de leitura e escrita desenvolvidas no dia-a-dia da Educação Infantil. Dessa forma; revela-se a importância de se conhecer o cotidiano das salas de educação infantil; para que se possa entender a dinâmica e a essência do trabalho docente realizado em torno das práticas de leitura e escrita. Quanto à bibliografia específica da educação das crianças no Brasil; o estudo amparou-se nos seguintes autores: Faria e Mello (2002; 2005; 2005); Kramer (1986; 1996; 1998; 2005; 2006); Ferreiro (1999; 2001; 2007); kuhlmann Jr. (1998); Kishimoto (1993; 2002; 2008); Teberosky & Colomer (2003); Oliveira (2007). O estudo revelou que a ausência de uma nova prática pedagógica específica para educação das crianças pequenas; tem ocasionado uma transposição do ensino fundamental para educação infantil. As professoras na maioria das vezes; empenham-se em efetivar práticas que escolarizam; demonstrando uma preocupação em antecipar o ensino da leitura e da escrita. A relevância da pesquisa está em registrar as principais práticas escolares; especialmente as relacionadas à leitura e escrita desenvolvidas cotidianamente nas classes de Educação Infantil; bem como contribuir e aguçar novas pesquisas na área da infância.
     
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