|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,28
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Práticas de leitura e de escrita na educação infantil em Várzea Grande - MT |
Autor: |
|
Claudia Aparecida dos Santos Valadares
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
728 |
Resumo |
|
Esta dissertação tem como tema as principais práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da leitura e da escrita em turmas de Educação Infantil. O objetivo central foi desenvolver uma análise e sistematização das práticas de leitura e escrita; desenvolvidas no cotidiano das classes de Educação Infantil; em três escolas procurando registrar como se realiza o ensino da língua materna e como é construída a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil nas escolas públicas municipais de Várzea Grande-MT. Em virtude da própria natureza do objeto; bem como da escolha teórica; privilegiou-se a abordagem da Pesquisa Qualitativa; em função de sua possibilidade para estudar as questões relacionadas à educação. Neste sentido; reside a intenção e o interesse em aprofundar o conhecimento a respeito do trabalho docente com crianças de 5 anos; suas formas de realização; seus objetivos; características e concepções; enfatizando principalmente as práticas de leitura e escrita desenvolvidas no dia-a-dia da Educação Infantil. Dessa forma; revela-se a importância de se conhecer o cotidiano das salas de educação infantil; para que se possa entender a dinâmica e a essência do trabalho docente realizado em torno das práticas de leitura e escrita. Quanto à bibliografia específica da educação das crianças no Brasil; o estudo amparou-se nos seguintes autores: Faria e Mello (2002; 2005; 2005); Kramer (1986; 1996; 1998; 2005; 2006); Ferreiro (1999; 2001; 2007); kuhlmann Jr. (1998); Kishimoto (1993; 2002; 2008); Teberosky & Colomer (2003); Oliveira (2007). O estudo revelou que a ausência de uma nova prática pedagógica específica para educação das crianças pequenas; tem ocasionado uma transposição do ensino fundamental para educação infantil. As professoras na maioria das vezes; empenham-se em efetivar práticas que escolarizam; demonstrando uma preocupação em antecipar o ensino da leitura e da escrita. A relevância da pesquisa está em registrar as principais práticas escolares; especialmente as relacionadas à leitura e escrita desenvolvidas cotidianamente nas classes de Educação Infantil; bem como contribuir e aguçar novas pesquisas na área da infância. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|