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  UPM/EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Área Conhecimento  
  ARTES
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
 
Resumo  
  O presente estudo procurou discutir o conceito de angústia de forma ampla e não apenas como habitualmente se considera; isto é; como estreitamento da liberdade humana ou como comportamento mórbido a ser removido. Existem outras formas de expressão da angústia; a partir de uma dimensão estrutural ontológica fundamental; peculiar ao homem. Procurou-se assim; avaliar qualitativamente as implicações provocadas pela angústia; por meio da análise do filme “Sarabanda” - 2003; de Ingmar Bergman; segundo a Analítica Existencial de Martin Heidegger. Para tanto; os personagens foram interpretados considerando-se as estruturas essenciais da existência humana; pois a angústia se relaciona com elas intrinsecamente. Verificou-se; diante dos cinco personagens analisados (Marianne; Johan; Karin; Henrik e Martha); que apenas duas (Marianne e Karin); puderam experimentar o que foi denominado como angústia existencial; ao contrário das vivências de Johan; Henrik e Martha; denominadas como angústia patológica; guardadas as diferenças individuais.
     
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