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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,11
MB
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Título: |
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Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música |
Autor: |
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Elza Lancman Greif
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIRIO/MÚSICA |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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363 |
Resumo |
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Esta pesquisa procura compreender como se efetuam o ensino e a aprendizagem da
música no Bandão; uma das atividades da Escola Portátil de Música; em contexto no qual se
relacionam indivíduos; grupos e cultura. Examina o funcionamento de escolas oficiais de
música e conservatórios no Brasil; o seu currículo e suas conexões: as práticas pedagógicas;
os objetivos; os saberes; a sua cultura e a cultura musical de seus alunos. Desenha paralelos e aproximações entre os aspectos encontrados no funcionamento dessas escolas de música e os presentes na pedagogia moderna. Investiga como o currículo; em termos espaço-temporais estabelece a distribuição dos saberes e define as rotinas e os ritmos para a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na escola. A Escola Portátil de Música funciona nos espaços do Centro de Letras e Artes da UNIRIO desde 2005; e todas as suas atividades giram em torno do choro. Considera os estudos da música popular urbana que emerge no último quarto do século XIX no Rio de Janeiro; as observações e as entrevistas realizadas com músicos que tocam o choro como suporte para o entendimento da prática do choro. Apresenta o debate bibliográfico atual sobre o currículo e as categorias filosóficas de Simondon; Deleuze e Guattari que nortearam a análise e interpretação de como se dá o ensino e a aprendizagem do choro no Bandão e nas demais atividades da Escola Portátil de Música. |
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