|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,24
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Proposta de repertório de música brasileira para os níveis introdutório e elementar a partir da análise crítica de três métodos de ensino do piano |
Autor: |
|
Denise Zorzetti
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIRIO/MÚSICA |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
384 |
Resumo |
|
A partir da análise dos métodos: Hal Leonard Student Piano Library (1996-2000), Europäische
Klavierschule (1992-94) e Meu Piano é Divertido (1983-87), esta tese faz uma proposta de
repertório de música brasileira para o ensino do piano nos níveis introdutório e elementar. Tem
por objetivo fornecer subsídios ao professor de piano para a escolha de material adequado a
cada estágio de desenvolvimento de seu aluno. Para estabelecer os critérios de análise, foram
tomadas por base as diretrizes propostas por James Bastien (1995), Hazel Skaggs (1981) e
Marienne Uszler et al (2000), que descrevem e avaliam métodos de ensino de piano. Foram
observados os seguintes itens: apresentação e objetivos, questões teóricas, aspectos técnicos,
conhecimento musical geral, repertório, habilidades funcionais e material suplementar. A partir
da análise dos itens citados, foi realizado um levantamento de peças de compositores
brasileiros, com o propósito de oferecer um repertório que possa ser utilizado como reforço ou
complemento ao conteúdo abordado pelos referidos métodos. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|