Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,24 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Proposta de repertório de música brasileira para os níveis introdutório e elementar a partir da análise crítica de três métodos de ensino do piano
Autor:  
  Denise Zorzetti   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIRIO/MÚSICA
Área Conhecimento  
  ARTES
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  384
Resumo  
  A partir da análise dos métodos: Hal Leonard Student Piano Library (1996-2000), Europäische Klavierschule (1992-94) e Meu Piano é Divertido (1983-87), esta tese faz uma proposta de repertório de música brasileira para o ensino do piano nos níveis introdutório e elementar. Tem por objetivo fornecer subsídios ao professor de piano para a escolha de material adequado a cada estágio de desenvolvimento de seu aluno. Para estabelecer os critérios de análise, foram tomadas por base as diretrizes propostas por James Bastien (1995), Hazel Skaggs (1981) e Marienne Uszler et al (2000), que descrevem e avaliam métodos de ensino de piano. Foram observados os seguintes itens: apresentação e objetivos, questões teóricas, aspectos técnicos, conhecimento musical geral, repertório, habilidades funcionais e material suplementar. A partir da análise dos itens citados, foi realizado um levantamento de peças de compositores brasileiros, com o propósito de oferecer um repertório que possa ser utilizado como reforço ou complemento ao conteúdo abordado pelos referidos métodos.
     
    Baixar arquivo