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  CUML/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
 
Resumo  
  A presente pesquisa buscou analisar as representações sociais de professores do Ensino Médio sobre cotas para negros nas universidades; visando; principalmente; incitar discussões; reflexões e indagações sobre as relações étnico-raciais no contexto educacional. Parte-se do princípio que a escola é um espaço social propenso a tensões caracterizadas por situações que demonstram preconceito e discriminação ao negro; dentro e fora da sala de aula; seja em corredores ou na sala de professores. A pesquisa conta com o referencial teórico-metodológico dos estudos e pesquisas liderados por Serge Moscovici; no campo da Teoria das Representações Sociais; e também com o suporte de trabalhos sobre relações étnico-raciais no contexto educacional brasileiro. O estudo foi realizado em uma escola periférica de uma cidade no interior de São Paulo. Os participantes foram onze professores que lecionam disciplinas no Ensino Médio. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de um questionário; de entrevistas semi-estruturadas e de uma atividade de associação livre de palavras. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Primeiramente foi realizada análise de conteúdo temática em que foram identificados quatro temas principais articulados: professor e escola; aluno; relações étnicas e cotas. Em seguida; as entrevistas foram analisadas pelo programa informático ALCESTE (Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte); que dividiu o material discursivo em três classes; sendo inferidos os seguintes temas: “Possibilidade de acesso na universidade”; “Inclusão/exclusão do negro na sociedade”; “Condições sócio- econômicas dos alunos/ contexto da escola”. A associação livre de palavras foi realizada para complementar as entrevistas; visando maior aproximação dos processos formadores das representações sociais: a objetivação e ancoragem. No seu conjunto; a análise de conteúdo temática mostrou que os professores entrevistados possuem representações semelhantes diante das questões que envolvem o negro na escola e na sociedade: não reconhecem a necessidade de cotas para negros na universidade; e nem de outra ação afirmativa para negros. Assim; a qualificação dos profissionais da educação e a mudança de suas representações sociais se tornam imprescindíveis para que eles aprendam a lidar com as tensas relações produzidas pelo racismo e pela discriminação; atuando de forma a melhor conduzir a interação entre os diferentes grupos étnico-raciais no universo escolar.
     
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