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Título: |
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Autor: |
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Categoria: |
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Idioma: |
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Instituição:/Parceiro |
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Instituição:/Programa |
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CUML/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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Resumo |
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A presente pesquisa buscou analisar as representações sociais de professores do Ensino
Médio sobre cotas para negros nas universidades; visando; principalmente; incitar
discussões; reflexões e indagações sobre as relações étnico-raciais no contexto
educacional. Parte-se do princípio que a escola é um espaço social propenso a tensões
caracterizadas por situações que demonstram preconceito e discriminação ao negro;
dentro e fora da sala de aula; seja em corredores ou na sala de professores. A pesquisa
conta com o referencial teórico-metodológico dos estudos e pesquisas liderados por
Serge Moscovici; no campo da Teoria das Representações Sociais; e também com o
suporte de trabalhos sobre relações étnico-raciais no contexto educacional brasileiro. O
estudo foi realizado em uma escola periférica de uma cidade no interior de São Paulo.
Os participantes foram onze professores que lecionam disciplinas no Ensino Médio. A
metodologia seguiu uma abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de
um questionário; de entrevistas semi-estruturadas e de uma atividade de associação livre
de palavras. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Primeiramente foi realizada
análise de conteúdo temática em que foram identificados quatro temas principais
articulados: professor e escola; aluno; relações étnicas e cotas. Em seguida; as
entrevistas foram analisadas pelo programa informático ALCESTE (Analyse Lexicale
par Contexte dun Ensemble de Segments de Texte); que dividiu o material discursivo
em três classes; sendo inferidos os seguintes temas: Possibilidade de acesso na
universidade; Inclusão/exclusão do negro na sociedade; Condições sócio-
econômicas dos alunos/ contexto da escola. A associação livre de palavras foi realizada
para complementar as entrevistas; visando maior aproximação dos processos
formadores das representações sociais: a objetivação e ancoragem. No seu conjunto; a
análise de conteúdo temática mostrou que os professores entrevistados possuem
representações semelhantes diante das questões que envolvem o negro na escola e na
sociedade: não reconhecem a necessidade de cotas para negros na universidade; e nem
de outra ação afirmativa para negros. Assim; a qualificação dos profissionais da
educação e a mudança de suas representações sociais se tornam imprescindíveis para
que eles aprendam a lidar com as tensas relações produzidas pelo racismo e pela
discriminação; atuando de forma a melhor conduzir a interação entre os diferentes
grupos étnico-raciais no universo escolar. |
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