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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
890,49
KB
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Título: |
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Fábio Luz e a pedagogia libertária: traços da educação anarquista no Rio de Janeiro (1898-1938) |
Autor: |
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Andreia da Silva Laucas de Campos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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570 |
Resumo |
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Esta dissertação tem como objeto de estudo a história de vida e o pensamento
educacional do anarquista Fábio Lopes dos Santos Luz. Sua trajetória de vida foi
marcada pelo engajamento nas questões sociais de seu tempo, associando educação e
transformação social. Utiliza como fontes arquivos policiais, os periódicos operários, os
romances e o arquivo pessoal de Fábio Luz. Os ácratas entendiam que a educação seria
a principal forma de construção de uma sociedade livre e justa. A figura de Fábio Luz é
destacada a partir de sua produção literária e de sua atuação comprometida com a
formação de consciências livres, prontas para viver em um mundo onde impere a justiça
e a solidariedade. Seu papel como educador e sua participação no movimento operário
são investigados em seus discursos e interlocuções com outros educadores anarquistas.
Esta estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado às atividades
educacionais de Fábio Luz nas escolas oficiais e aborda a concepção da escola libertária
para a infância. O segundo capítulo compreende a educação dos trabalhadores e a
construção da palavra operária como dimensões da militância de Fábio Luz, envolvendo
a imprensa e a criação de espaços educativos diferenciados, como a Universidade
Popular e o Centro de Estudos Sociais. E, finalmente, no último capítulo a atividade
literária e educativa de Fábio Luz é destacada a partir dos seus romances de fundo
social, compondo uma interpretação da sociedade da época |
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