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Título:  
  Fábio Luz e a pedagogia libertária: traços da educação anarquista no Rio de Janeiro (1898-1938)
Autor:  
  Andreia da Silva Laucas de Campos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  688
Resumo  
  Esta dissertação tem como objeto de estudo a história de vida e o pensamento educacional do anarquista Fábio Lopes dos Santos Luz. Sua trajetória de vida foi marcada pelo engajamento nas questões sociais de seu tempo, associando educação e transformação social. Utiliza como fontes arquivos policiais, os periódicos operários, os romances e o arquivo pessoal de Fábio Luz. Os ácratas entendiam que a educação seria a principal forma de construção de uma sociedade livre e justa. A figura de Fábio Luz é destacada a partir de sua produção literária e de sua atuação comprometida com a formação de consciências livres, prontas para viver em um mundo onde impere a justiça e a solidariedade. Seu papel como educador e sua participação no movimento operário são investigados em seus discursos e interlocuções com outros educadores anarquistas. Esta estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado às atividades educacionais de Fábio Luz nas escolas oficiais e aborda a concepção da escola libertária para a infância. O segundo capítulo compreende a educação dos trabalhadores e a construção da palavra operária como dimensões da militância de Fábio Luz, envolvendo a imprensa e a criação de espaços educativos diferenciados, como a Universidade Popular e o Centro de Estudos Sociais. E, finalmente, no último capítulo a atividade literária e educativa de Fábio Luz é destacada a partir dos seus romances de fundo social, compondo uma interpretação da sociedade da época
     
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