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Título:  
  Educação a Distância para Terceira Idade: possibilidades e caminhos
Autor:  
  Jose Carlos Belo Rodrigues Junior   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  438
Resumo  
  Projetos na área de Educação costumam estar voltados para crianças e jovens. A despeito do gradativo envelhecimento da população mundial, a Terceira Idade continua sendo preterida no desenvolvimento de programas educacionais. A pesquisa procurou identificar as possibilidades e caminhos para o desenvolvimento de programas de Educação a Distância (EAD) para a Terceira Idade. Foram analisados os aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, bem como a sistemática de processos educativos para idosos. Entre os conceitos utilizados, encontram-se o de Terceira Idade, o afastamento de gerações, a heterogeneidade do fenômeno do envelhecimento e a expectativa saudável de vida. Foram listadas ainda as necessidades especiais mais marcantes no período da velhice. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) foram analisadas, bem como as relações interativas no espaço virtual, com ênfase nos conceitos de autonomia, interação e interatividade. Diante disso, foi possível traçar as perspectivas virtuais da Educação para a Terceira Idade. Um trabalho de campo foi realizado com a intenção de mapear o grau de interesse dos idosos na realização de cursos à distância. Foram feitas entrevistas, conduzidas com questionário, cujas questões envolviam um pequeno levantamento sócio-demográfico, atividades com computador e interesses na EAD. Foram entrevistados 100 indivíduos com 60 anos ou mais, em locais de realização de programas educacionais para idosos e por contatos via Internet. A análise dos resultados evidenciou uma grande receptividade por parte dos idosos em relação à Educação a Distância, além de desmitificar o uso dos recursos tecnológicos como exclusividade dos jovens, permitindo desassociar da velhice a condição de período de doenças e inércia social. Foi reforçado o caráter de representação social positiva que abarca o conceito de Terceira Idade. Pôde-se ainda traçar o perfil do público-alvo de cursos à distância para idosos, que se constitui de indivíduos com idade entre 65 e 75 anos, usuários de computador e com escolaridade de nível médio ou superior.
     
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