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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,27
MB
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Título: |
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Educação popular na favela: uma pesquisa no/do/com o cotidiano do pré-vestibular comunitário da rocinha |
Autor: |
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Rodrigo Torquato Da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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695 |
Resumo |
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A proposta deste trabalho é fazer um mergulho nas redes de ações coletivas que
atribuem sentidos políticos e pedagógicos aos processos de sociabilidades na favela da
Rocinha. Trata-se de uma pesquisa nos/dos/com os cotidianos (FERRAÇO, CORINTA,
NILDA ALVES, INÊS BARBOSA) de um movimento social de educação popular, o
Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR), situado em uma das maiores favela da
América Latina. O PVCR tem como mote e bandeira principal da sua ação política e
pedagógica a integração e o acesso de jovens e adultos moradores da Rocinha ao ensino
superior público.
Entretanto, tal iniciativa encontra-se enredada a outros projetos políticos que se
atritam em um espaço de disputas por legitimações e domínio de território. Nessa
conjuntura a própria investigação que segue não passou ilesa (neutra) nesses conflitos.
Há marcas indeléveis dos tensionamentos na escritura deste texto. Tais marcas estão
conjugadas às perspectivas epistemológicas e metodológicas defendidas (CERTEAU,
PAIS).
Nesse sentido, a questão central da pesquisa é compreender como o PVCR
contribui para a emancipação social e intelectual (BOAVENTURA SANTOS,
RANCIÈRE). Não tenho, com isso, a pretensão de esgotar o assunto, mas estar puxando
fios de investigação que possibilite novas tessituras. |
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