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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,56
MB
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Título: |
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Bacia hidrográfica do Rio Uberabinha: a disponibilidade de água e uso do solo sob a perspectiva da educação ambiental |
Autor: |
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Maria Beatriz Junqueira Bernardes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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279 |
Resumo |
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Esta pesquisa teve suas razões motivadas pela importância que a água ocupa na
vida dos animais e dos vegetais. O objetivo central foi estudar a disponibilidade de
água da bacia do rio Uberabinha para o abastecimento público de Uberlândia; a
partir da evolução histórica do uso do solo e da distribuição anual de chuvas. O
município de Uberlândia está localizado na porção sudoeste do estado de Minas
Gerais na Mesorregião do Triângulo Mineiro. Para a consecução do trabalho;
primeiramente; fez-se o levantamento bibliográfico sobre o tema água; o passo
seguinte foi conhecer a área em estudo; realizou-se; então; um trabalho de campo
preliminar na bacia; percorrendo-se todo o seu perímetro com o apoio de um
receptor de GPS e das cartas topográficas. Posteriormente; coletou-se material
referente à vazão do rio Uberabinha a montante da captação de água para o
abastecimento público da cidade e aos índices pluviométricos na escala temporal de
1976-2004. Analisou-se o comportamento das vazões em cada um dos anos e os
respectivos índices pluviométricos. Em outro momento; foram examinadas as
médias das vazões nos meses de estiagem de maio a setembro com as médias dos
índices no mesmo período para entender o comportamento das vazões. Para
cumprir os objetivos propostos utilizaram-se os mapas de uso de 1964; 1979; 1994 e
2004 e a tabulação de suas respectivas categorias. No decorrer do processo; foi
possível constatar que o solo da bacia em estudo é intensamente utilizado; com
práticas consideradas prejudiciais ao meio ambiente; entendido na sua dimensão
sócio-histórica e também ética que perpassa pelo universo científico; técnico;
socioeconômico e político. Foi necessário; portanto; contextualizar a educação
ambiental a fim de incentivar mudanças nas práticas cotidianas; uma vez que o
propósito dessa pesquisa foi averiguar se o uso do solo na bacia estava
comprometendo o abastecimento de água para a cidade. |
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