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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
530,02
KB
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Título: |
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A comunidade disciplinar de ensino de física na produção de políticas de currículo |
Autor: |
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Denys Brasil Rodrigues Da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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336 |
Resumo |
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Esta dissertação estuda a participação da comunidade disciplinar de ensino de física
no processo de produção de políticas de currículo, especificamente relacionadas a esta
disciplina no ensino médio. O estudo é realizado com base em textos escritos por
especialistas dessa comunidade disciplinar entre os anos de 1995 e 2003. A análise tem por
objetivo compreender os processos discursivos que produzem certos sentidos e significados
privilegiados para esses textos, e que os direcionam ao atendimento de determinadas
finalidades sociais.
O foco da análise se voltou para os discursos desses textos, com respeito às noções
de competências, interdisciplinaridade e contextualização do ensino, e para os critérios de
organização e seleção de conteúdos curriculares para a física. O estudo se fundamenta
especialmente nas teorizações sobre políticas curriculares de Stephen Ball e nas
investigações sobre o desenvolvimento histórico das disciplinas escolares realizadas por
Ivor Goodson. Desse modo, entendo que as políticas de currículo são produzidas por
discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais, em processos
discursivos de recontextualização por hibridismo, de forma não verticalizada ou linear.
A partir da análise aqui realizada, defendo que a comunidade disciplinar de física
participa significativamente como mediadora entre os diferentes contextos de produção de
políticas curriculares em que esse processo se desenvolve. Particularmente, procuro
argumentar que os discursos em suas propostas têm associado, através de
recontextualizações por hibridismo, idéias de interesse do mundo produtivo a outras mais
diretamente relacionadas às expectativas do meio acadêmico e científico. Ao mesmo
tempo, argumento que essas associações também envolvem perspectivas pedagógicas
diversas, que contribuem para a legitimação desses discursos junto à comunidade
educacional e aos alunos das escolas. |
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