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Título:  
  A comunidade disciplinar de ensino de física na produção de políticas de currículo
Autor:  
  Denys Brasil Rodrigues Da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  336
Resumo  
  Esta dissertação estuda a participação da comunidade disciplinar de ensino de física no processo de produção de políticas de currículo, especificamente relacionadas a esta disciplina no ensino médio. O estudo é realizado com base em textos escritos por especialistas dessa comunidade disciplinar entre os anos de 1995 e 2003. A análise tem por objetivo compreender os processos discursivos que produzem certos sentidos e significados privilegiados para esses textos, e que os direcionam ao atendimento de determinadas finalidades sociais. O foco da análise se voltou para os discursos desses textos, com respeito às noções de competências, interdisciplinaridade e contextualização do ensino, e para os critérios de organização e seleção de conteúdos curriculares para a física. O estudo se fundamenta especialmente nas teorizações sobre políticas curriculares de Stephen Ball e nas investigações sobre o desenvolvimento histórico das disciplinas escolares realizadas por Ivor Goodson. Desse modo, entendo que as políticas de currículo são produzidas por discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais, em processos discursivos de recontextualização por hibridismo, de forma não verticalizada ou linear. A partir da análise aqui realizada, defendo que a comunidade disciplinar de física participa significativamente como mediadora entre os diferentes contextos de produção de políticas curriculares em que esse processo se desenvolve. Particularmente, procuro argumentar que os discursos em suas propostas têm associado, através de recontextualizações por hibridismo, idéias de interesse do mundo produtivo a outras mais diretamente relacionadas às expectativas do meio acadêmico e científico. Ao mesmo tempo, argumento que essas associações também envolvem perspectivas pedagógicas diversas, que contribuem para a legitimação desses discursos junto à comunidade educacional e aos alunos das escolas.
     
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