|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2.70
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Acordo MEC/USAID: a comissão do livro técnico e do livro didático - COLTED: (1966/1971) |
Autor: |
|
Maria Luiza De Alcântara Krafzik
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
2,109 |
Resumo |
|
O foco desta investigação é a Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático
(COLTED), que foi instituída pelo Decreto n° 59.355, em 4 de outubro de 1966. Em 6 de
janeiro de 1967, foi firmado o convênio entre o Ministério de Educação e Cultura, o Sindicato
Nacional dos Editores de Livros e a Agência Norte Americana para o Desenvolvimento
Internacional (MEC/SNEL/USAID), com o objetivo de disponibilizar cerca de 51 milhões de
livros aos estudantes, num período de três anos, em todo o território nacional. O programa da
COLTED compreendia a distribuição de livros às bibliotecas escolares em seus três níveis de
ensino: o primário, o secundário e o superior. No nível secundário, o Programa, atendia às
escolas normal, comercial, agrícola, industrial, como também instituições militares, entre
outras. A COLTED, além de livros, previa cursos de treinamento para professores e bolsas de
estudo, no exterior e no país, para professores e técnicos nas diversas atividades profissionais
da indústria editorial. A investigação do Programa de Bibliotecas da COTED foi realizada
tomando como referência o contexto histórico, a partir de estudos sobre a Guerra Fria.
Ademais, discute a educação brasileira no período do regime militar. A análise é realizada a
partir dos seguintes eixos: dependência dos países subdesenvolvidos, transferência
educacional e controle político e ideológico da educação escolar, além da relação com a teoria
do capital humano. Outro aspecto a ser considerado no estudo se refere ao fato de o
programa da COLTED ter sido uma dos responsáveis pelo impulso significativo do mercado
editorial brasileiro. A investigação buscou identificar, por meio de documentos e relatos, as
posições convergentes e divergentes sobre o Programa. Entende-se relevante estudar acordos
em diferentes níveis de ensino na educação brasileira com as agências internacionais, no
período em que os norte-americanos estiveram à frente da reformulação do sistema
educacional, com a ressonância do setor interno. Supõe-se que esta investigação venha a
contribuir para as análises referentes ao desenvolvimento da história do livro técnico e
didático na educação brasileira. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|