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Título:  
  Concepções dos alunos do curso de pedagogia sobre o processo de aprendizagem : uma experiência na modalidade de educação a distância em Maringá - PR
Autor:  
  Dirce Huf Ferraz   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  269
Resumo  
  O trabalho desenvolvido teve como objetivo investigar as concepções dos alunos sobre o Curso de Pedagogia – Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil na modalidade de Educação a Distância ofertado pela Universidade Federal do Paraná que oportuniza o preparo dos profissionais da educação que não tiveram o privilégio de ingressar na universidade após a conclusão do Ensino Médio e com total impossibilidade de freqüentar a escola clássica presencial semanalmente. A presente pesquisa teve em vista, especificamente os alunos egressos do Centro Associado de Maringá. Era um grupo heterogêneo em idade, interesses, motivações e concepções sobre o curso, alunos adultos que na sua maioria apresentavam insegurança e resistência a novos saberes, valores e conhecimentos. O método do presente estudo desenvolveu-se numa abordagem qualitativa do tipo etnográfica por meio de análise de pareceres emitidos pelos próprios alunos. Ganham destaque nesse estudo: as aulas presenciais, a tutoria, a realização de trabalhos, a fundamentação teórica e relação entre pesquisa e prática, os exames presenciais e formas de avaliação, a gestão do auto-aprendizado e o enfrentamento dos mitos na EaD. Buscou-se estudar o modo pelo qual se manifesta a relação educativa na modalidade de Educação a Distância, onde os sujeitos envolvidos nessa relação não se encontram face a face num estudo diário e presencial. O curso, na concepção dos alunos teve um papel social decisivo no atendimento aos “excluídos”, como se sentiam da educação regular presencial, a qual não conseguiria atendê-los por não poderem prescindir da atividade laboral para sua sobrevivência. A complexidade do fenômeno educativo na composição pedagógica da Educação a Distância não deve apenas envolver as questões de distâncias, mas, principalmente, a valorização de maior interatividade entre professor, tutor e alunos. Foi notório na pesquisa que os alunos do Curso de Pedagogia além de mudarem as suas concepções sobre a modalidade de EaD, evidenciaram mudanças nas práticas pedagógicas.
     
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