|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
453,99
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Concepções dos alunos do curso de pedagogia sobre o processo de aprendizagem : uma experiência na modalidade de educação a distância em Maringá - PR |
Autor: |
|
Dirce Huf Ferraz
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
269 |
Resumo |
|
O trabalho desenvolvido teve como objetivo investigar as concepções dos alunos
sobre o Curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério
da Educação Infantil na modalidade de Educação a Distância ofertado pela
Universidade Federal do Paraná que oportuniza o preparo dos profissionais da
educação que não tiveram o privilégio de ingressar na universidade após a
conclusão do Ensino Médio e com total impossibilidade de freqüentar a escola
clássica presencial semanalmente. A presente pesquisa teve em vista,
especificamente os alunos egressos do Centro Associado de Maringá. Era um grupo
heterogêneo em idade, interesses, motivações e concepções sobre o curso, alunos
adultos que na sua maioria apresentavam insegurança e resistência a novos
saberes, valores e conhecimentos. O método do presente estudo desenvolveu-se
numa abordagem qualitativa do tipo etnográfica por meio de análise de pareceres
emitidos pelos próprios alunos. Ganham destaque nesse estudo: as aulas
presenciais, a tutoria, a realização de trabalhos, a fundamentação teórica e relação
entre pesquisa e prática, os exames presenciais e formas de avaliação, a gestão do
auto-aprendizado e o enfrentamento dos mitos na EaD. Buscou-se estudar o modo
pelo qual se manifesta a relação educativa na modalidade de Educação a Distância,
onde os sujeitos envolvidos nessa relação não se encontram face a face num estudo
diário e presencial. O curso, na concepção dos alunos teve um papel social decisivo
no atendimento aos excluídos, como se sentiam da educação regular presencial, a
qual não conseguiria atendê-los por não poderem prescindir da atividade laboral
para sua sobrevivência. A complexidade do fenômeno educativo na composição
pedagógica da Educação a Distância não deve apenas envolver as questões de
distâncias, mas, principalmente, a valorização de maior interatividade entre
professor, tutor e alunos. Foi notório na pesquisa que os alunos do Curso de
Pedagogia além de mudarem as suas concepções sobre a modalidade de EaD,
evidenciaram mudanças nas práticas pedagógicas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|