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Título:  
  Qual a educação dos trabalhadores no governo do partido dos trabalhadores? Educação profissional após o decreto nº5154/2004
Autor:  
  Márcia Maria da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  286
Resumo  
  Nesta dissertação são analisadas as políticas de educação profissional do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir da promulgação do Decreto nº5154/2004 buscando compreender seus limites e possibilidades. Parte-se da hipótese de que as ações de educação profissional propostas pela atual administração são limitadas para superar a dualidade estrutural do sistema educacional estabelecida historicamente, assim como para inserir efetivamente os jovens trabalhadores no mercado de trabalho. A pesquisa se baseia em três fontes de dados: a) análise da legislação que sustenta a reforma, b) dados estatísticos sobre educação, abarcando o período 1990-2006, e c) dados qualitativos provenientes de uma pesquisa de campo sobre o Programa Escola de Fábrica, obtidos mediante entrevistas com os alunos e com representantes das instituições envolvidas. Concluímos que tais políticas educacionais, operacionalizadas em programas e ações pontuais, não conseguem reintegrar efetivamente o ensino geral e profissional de forma a oferecer uma educação de qualidade aos trabalhadores. O estudo de caso do Programa Escola de Fábrica mostrou uma efetividade muito limitada tanto em relação a seu objetivo de integração da educação geral e profissional quanto ao objetivo de inclusão dos jovens trabalhadores no mercado de trabalho.
     
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