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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
758,46
KB
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Título: |
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Qual a educação dos trabalhadores no governo do partido dos trabalhadores? Educação profissional após o decreto nº5154/2004 |
Autor: |
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Márcia Maria da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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286 |
Resumo |
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Nesta dissertação são analisadas as políticas de educação profissional do governo do
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir da promulgação do Decreto nº5154/2004
buscando compreender seus limites e possibilidades. Parte-se da hipótese de que as
ações de educação profissional propostas pela atual administração são limitadas para
superar a dualidade estrutural do sistema educacional estabelecida historicamente, assim
como para inserir efetivamente os jovens trabalhadores no mercado de trabalho. A
pesquisa se baseia em três fontes de dados: a) análise da legislação que sustenta a
reforma, b) dados estatísticos sobre educação, abarcando o período 1990-2006, e c)
dados qualitativos provenientes de uma pesquisa de campo sobre o Programa Escola de
Fábrica, obtidos mediante entrevistas com os alunos e com representantes das
instituições envolvidas. Concluímos que tais políticas educacionais, operacionalizadas em
programas e ações pontuais, não conseguem reintegrar efetivamente o ensino geral e
profissional de forma a oferecer uma educação de qualidade aos trabalhadores. O estudo
de caso do Programa Escola de Fábrica mostrou uma efetividade muito limitada tanto em
relação a seu objetivo de integração da educação geral e profissional quanto ao objetivo
de inclusão dos jovens trabalhadores no mercado de trabalho.
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