|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,19
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Um olhar sobre os fraseologismos (ou locuções) em um dicionário bilíngüe espanhol-português/português-espanhol |
Autor: |
|
Aline Noimann
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
486 |
Resumo |
|
Tratando-se de um trabalho de cunho metalexicográfico, o objetivo desta dissertação é
apresentar algumas reflexões acerca da qualidade das informações relativas aos
fraseologismos (locuções) registradas em um dicionário bilíngüe, português-espanhol/
espanhol- português, a fim de diagnosticar a eficácia desse dicionário em levar o aprendiz de
espanhol como língua estrangeira para a compreensão do significado desse tipo de unidade
lexical. Para tanto, foram consideradas três perspectivas de observação para a análise da obra:
a) a adoção ou não de critérios norteadores para a inclusão de fraseologismos no dicionário; b)
a verificação da coerência interna da obra em relação às formas de apresentação estabelecidas
pelos autores do dicionário; e c) a freqüência de certos tipos de locuções, classificadas nos
termos de Casares (1950). Os resultados indicam que no dicionário analisado não há
uniformidade na aplicação dos critérios adotados para a redação dos verbetes que contêm
fraseologismos (locuções), assim como não há uma coerência interna na própria obra, ou seja,
os autores não seguem sistematicamente as formas de apresentação que estabelecem no início
da obra para a confecção dos verbetes. Além disso, observou-se alta freqüência de certos
tipos de locuções em detrimento de outros. Os dados obtidos na análise permitem concluir
que o dicionário não é totalmente eficaz para auxiliar o aprendiz de espanhol como língua
estrangeira a compreender o significado das unidades lexicais examinadas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|