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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,71
MB
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Título: |
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Livro didático dedicado ao ensino de língua estrangeira na educação infantil: noções de ensino e aquisição do vocabulário |
Autor: |
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Leticia Caporlingua Giesta
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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343 |
Resumo |
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A pesquisa tem por objetivo analisar no conteúdo de livros didáticos dedicados ao ensino de
inglês como língua estrangeira para crianças, evidenciando de que forma são concebidas e
trabalhadas noções de ensino e aquisição de vocabulário. Assim, a primeira premissa deste
trabalho é a de que as palavras são adquiridas a partir da compreensão bem-sucedida de um
contexto. A segunda premissa é a de que os livros didáticos se baseiam no fato de que o
público para o qual o material é preparado é o de crianças, elaborando, assim, material
levando em consideração suas características. Foi utilizado, como procedimento de coleta de
informações, a análise documental, precedida de uma pesquisa de cunho exploratório que
consiste na aplicação de um questionário a cinco livros didáticos que tenham o mesmo perfil
do objeto deste estudo. No tratamento dos dados foi realizada a análise de conteúdo de um
livro didático, bem como de seu manual, escolhido dentre os pertencentes à fase exploratória,
destinado a estudantes de Língua Inglesa no primeiro nível, que permitiu observação,
reconhecimento e reflexão acerca de itens lexicais e do contexto em que são apresentados,
possibilitando aproximação com o referencial teórico implícito na abordagem. Os resultados
indicam que a noção de ensino veiculada no livro analisado caracteriza-se pelo método áudiolingual,
ainda que não seja identificada como tal pelos autores no manual do professor. Em tal
método, a língua é percebida como uma série de hábitos condicionados adquiridos num
processo mecânico de estímulo e resposta, o que é ligado às idéias behavioristas. Após a
identificação do método de ensino e na análise das atividades propostas no livro, evidencia-se
que o tratamento dado ao vocabulário não é o de palavras soltas ou em listas, mas inseridas
em estruturas frasais e temas. Entretanto, a aquisição de vocabulário é estimulada através de
procedimentos de repetição, sem qualquer atenção à construção de significado pelo aluno,
estando, assim, desvinculada das noções defendidas neste estudo. |
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