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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
968,75
KB
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Título: |
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A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula: um estudo mircro-etnográfico sobre a particiapção em uma escola municipal de Porto Alegre |
Autor: |
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Lia Schulz
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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495 |
Resumo |
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Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem-
interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação
teórico-metodológica adotada nesta pesquisa está ancorada na Microetnografia Escolar. O
conceito de estruturas de participação apresentado também conta com contribuições teóricometodológicas
advindas da Análise da Conversa Etnometodológica e Sociolingüística
Interacional. A pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de campo que envolveu a
geração de dados etnográficos e microetnográficos, com observação participante e geração de
dados audiovisuais. As gravações realizadas foram de interações de sala de aula e do
Conselho de Classe Participativo, que acontece na escola alvo da pesquisa. Na análise dos
dados, foi observado que a construção de participação que é realizada na fala-em-interação de
sala de aula e no conselho de classe está relacionada com a história da escola e com as ações
cotidianas dos educadores que possibilitam a manutenção diária do projeto políticopedagógico
da escola, que prima pela inclusão social. O espaço de participação construído no
conselho de classe, em que todos podem participar e ter a palavra para dizer o que estão
aprendendo e o que está difícil de aprender, possibilita também com que os alunos dessa
escola passem a ser protagonistas de seus processos de aprendizagem. A análise mais de
detida das atividades realizadas no pré-conselho revela diferentes práticas como prestações de
contas, orquestração das falas dos participantes, possibilidades de escolhas e a construção
conjunta de autoria, que constituem o evento como um espaço em que se dá voz e se ratifica a
participação de todos. Além disso, a relação entre participação e aprendizagem construída por
meio das ações dos educadores evidencia que, para que se possa transformar a escola em um
espaço de aprendizagem para todos, é fundamental ter a participação de cada um, fazendo
com que o aprendizado seja parte do engajamento, protagonismo e autoria de todos. |
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