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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
811,51
KB
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Título: |
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A Reforma da educação profissionalizante no Brasil (1995-2002): o caso CEFET-BA |
Autor: |
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Ricardo Torres Ribeiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFSE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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454 |
Resumo |
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Este trabalho analisa a Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil e a
implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional no
âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), no
período de 1995 a 2002, nos Cursos - Técnico em Edificações, da área de
Construção Civil, e Técnico em Meios de Hospedagem, da área de Turismo e
Hospitalidade, do município de Salvador. Trata-se de Estudo de Caso, estruturado
numa perspectiva de investigação qualitativa e exploratória. Reafirma-se a categoria
do trabalho como elemento fundamental para a compreensão do sistema capitalista.
Explicita-se a relação educação e reprodução social neste sistema. Identificam-se
vários conceitos de competência, e percebe-se esta noção como eixo estruturador
da reforma. No aspecto formal dos planos de curso analisados, houve uma
aceitação dos referenciais postos pela Reforma da Educação Profissional no
CEFET-BA. No entendimento de docentes, as competências não são desenvolvidas
de forma integral e universal, tal como prevê os referenciais teóricos da reforma.
Afirma-se que houve uma acomodação em relação ao modelo de competência,
porque a grande maioria, 70,6% do total de 17 questionários aplicados, apresentou
extrema dificuldade em conceituar as competências, dado o caráter impositivo das
mudanças, a falta de um planejamento exeqüível e discussões sistematizadas na
Unidade de Ensino de Salvador. |
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