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Título:  
  A prática de ensino de química em uma instituição pública de ensino médio: inovação x tradição
Autor:  
  Cristina Cheib Soares   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/MG/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  283
Resumo  
  Esta dissertação realizou um estudo de caso em uma escola pública considerada referência para o ensino médio de Belo Horizonte. Seu objetivo foi analisar a influência que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) vêm trazendo (ou não) aos Professores de Química no planejamento de sua prática pedagógica. Para a coleta de dados deste estudo de caso foram realizados: uma observação em sala de aula com duração de um semestre letivo, questionário estruturado dirigido aos alunos e entrevistas semi-estruturadas para o professor e para os alunos. A pesquisa investigou como a escola tem adequado o seu currículo em função das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e das necessidades dos seus alunos. Os resultados mostram a dificuldade em aplicar todas as sugestões trazidas pelos PCN. Mas, pode-se perceber que há uma preocupação para com os alunos e com o seu processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o professor passa a buscar sua atualização profissional e a refletir sobre a sua ação pedagógica.
     
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