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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,04
MB
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Título: |
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Perfil de professores da educação básica e análise multidimensional |
Autor: |
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Roslei Aparecida Sinderski Bigaton
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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211 |
Resumo |
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Este trabalho pesquisa o perfil dos professores da Rede Pública Municipal de Balneário
Camboriú/SC, no ano de dois mil e três (2003). Tem como objetivo investigar o perfil social,
econômico e cultural dos professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental do
Município. A coleta de dados foi realizada com um questionário contendo setenta e quatro (74)
questões, junto a quatrocentos e quarenta e dois (442) professores, em quinze (15) escolas da rede.
Para os fins desta pesquisa utilizou-se uma metodologia estatística, com os recursos do software
estatístico de análise multidimensional SPAD 3.5 (Système Pour Analyse de Données). Considera-se
)
que o contexto social, econômico e cultural no qual o docente se constitui pode ser, efetivamente,
indicador de suas escolhas profissionais e, até mesmo, de sua ação pedagógica. A partir dos dados
obtidos na pesquisa e realizada a análise multidimensional, pode-se verificar que: a) os profissionais
da educação constituem de fato, até a atualidade, uma categoria essencialmente feminina; b) os
professores que iniciaram a carreira cursando o Magistério no Ensino Médio, optaram por cursar
Pedagogia na Graduação, fizeram Especialização e participam de cursos de formação como opção
para o desenvolvimento profissional. Para estes professores não há motivos para mudar de profissão;
c) a quase totalidade dos professores questionados está satisfeita com o ambiente físico da escola
onde trabalha e desenvolvem as atividades docentes em apenas uma escola; d) como a pesquisa foi
realizada com professores da Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino
Fundamental, verificou-se que o tipo de procedimento pedagógico é diferenciado para cada um dos
grupos, sendo distintos na forma de preparação e aplicação dos conteúdos e avaliações; e) o hábito
da leitura, seja de livros científicos ou jornais, parece cristalizado na categoria, já que a televisão
parece não despertar o mesmo interesse nos professores. Os passeios em família predominam
quando o assunto é o lazer. Pela pesquisa percebe-se que os professores da rede Municipal de
Balneário Camboriú, apresentam uma situação social, econômica e cultural favorável ao desempenho
da docência, especialmente, se comparado à realidade brasileira. |
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