|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
486,71
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Música na televisão: recepção e educação musical em Barra do Bugres - MT |
Autor: |
|
Eva Aparecida da Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFMT/ESTUDOS DE LINGUAGEM |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
162 |
Resumo |
|
Este estudo teve como objetivo compreender o processo de recepção da
música veiculada pela televisão; seu reflexo e influência na educação musical dos
jovens estudantes de Barra do Bugres. O trabalho tomou como objeto empírico de
pesquisa a música televisiva e recepção desta pelos estudantes da 3ª fase do 3º
ciclo da Escola Estadual Professora Julieta Xavier Borges. A metodologia de estudo
foi de natureza qualitativa. Após a Reflexão sobre o processo de recepção da
música veiculada pela programação preferida do estudante foram verificados os
conceitos e critérios que os estudantes utilizavam na eleição dos gêneros musicais
e como ocorre a aprendizagem destas produções musicais pelos estudantes. Foram
identificados que o espetáculo das imagens; o cotidiano retratado pelas imagens
televisivas; a simplicidade na poesia e na estrutura musical; os discursos e a
divulgação comercial das produções tornam significante a música veiculada pela
televisão para o estudante barrabugrense; possibilitando a aproximação a novos
tipos de conhecimentos; experiências e vivências em música. A principal conclusão
da pesquisa é que mesmo não tendo consciência disto; a escola perde terreno para
a televisão e os jovens estudantes recebem; aprendem e fazem uso da música
veiculada pela televisão em suas práticas educacionais e sociais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|