Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,33 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Mediação pedagógica em educação a distância : cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos
Autor:  
  Elena Maria Mallmann   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  292
Resumo  
  O contexto dessa investigação é o da inovação na docência universitária impulsionada pelo processo de elaboração de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) em equipes multidisciplinares. A preocupação central é mapear as especificidades da performance docente ao longo da elaboração de materiais impressos e hipermidiáticos e suas implicações na potencialidade da mediação pedagógica em EaD. Os princípios da cartografia e dos ciclos espiralados de planejamento; ação; observação e reflexão orientaram metodologicamente a investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação ao longo do processo de elaboração de materiais didáticos para o curso de Licenciatura em Física na Modalidade a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. A competência; a autonomia e o desejo foram as três categorias analíticas eleitas à luz dos postulados da Teoria da Rede de Mediadores; daTransposição Didática e da Aprendizagem Significativa. O percurso investigativo está organizado em quatro ciclos: preocupação temática; categorização; organização e análise. Dos resultados destacam-se duas contribuições: a) a cartografia da performance docente explicitada em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP); Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA); b) o formulário de indicadores para acompanhamento da performance docente em equipes multidisciplinares de desenvolvimento de materiais didáticos para EaD. Conclusivamente; afirma-se que a performance docente; ao longo da elaboração de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos; potencializa a mediação pedagógica em EaD quando está sustentada em três princípios basilares acoplados: competência; autonomia e desejo.
     
    Baixar arquivo