|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
3,33
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Mediação pedagógica em educação a distância : cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos |
Autor: |
|
Elena Maria Mallmann
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
292 |
Resumo |
|
O contexto dessa investigação é o da inovação na docência universitária
impulsionada pelo processo de elaboração de materiais didáticos para Educação a
Distância (EaD) em equipes multidisciplinares. A preocupação central é mapear as
especificidades da performance docente ao longo da elaboração de materiais
impressos e hipermidiáticos e suas implicações na potencialidade da mediação
pedagógica em EaD. Os princípios da cartografia e dos ciclos espiralados de
planejamento; ação; observação e reflexão orientaram metodologicamente a
investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação ao longo
do processo de elaboração de materiais didáticos para o curso de Licenciatura em
Física na Modalidade a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. A
competência; a autonomia e o desejo foram as três categorias analíticas eleitas à
luz dos postulados da Teoria da Rede de Mediadores; daTransposição Didática e
da Aprendizagem Significativa. O percurso investigativo está organizado em
quatro ciclos: preocupação temática; categorização; organização e análise. Dos
resultados destacam-se duas contribuições: a) a cartografia da performance
docente explicitada em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP);
Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA); b) o
formulário de indicadores para acompanhamento da performance docente em
equipes multidisciplinares de desenvolvimento de materiais didáticos para EaD.
Conclusivamente; afirma-se que a performance docente; ao longo da elaboração
de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos; potencializa a mediação
pedagógica em EaD quando está sustentada em três princípios basilares
acoplados: competência; autonomia e desejo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|