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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,52
MB
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Título: |
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Formação do leitor e as obras indicadas para os vestibulares |
Autor: |
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Tiane Reusch de Quadros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSM/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1.106 |
Resumo |
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Levando em conta as propostas da LDB para o Ensino Médio; este estudo propõe uma reflexão acerca do trabalho com a disciplina de Literatura Brasileira; especialmente no que se refere às obras indicadas para os processos seletivos da Universidade Federal de Santa Maria (PEIES e Vestibular). A existência dos exames vestibulares para ingresso ao Ensino Superior é um fator decisivo na elaboração dos conteúdos programáticos das escolas; visto que muitos estudantes pretendem realizar as provas. Buscou-se nessa pesquisa verificar se os vestibulares e demais processos seletivos como o PEIES constituem-se como barreiras no ensino de Literatura Brasileira; ou se existem formas de trabalhar com textos indicados pela universidade sem que outros conteúdos e objetivos da disciplina sejam prejudicados. Procurou-se também observar a existência da preocupação em relacionar as obras estudadas com o contexto atual da sociedade por parte dos professores; por acreditar-se que esta pode ser uma maneira de instigar os estudantes a pensarem criticamente sobre o mundo que os cerca. A primeira parte do capítulo inicial consiste na análise de fragmentos de entrevistas realizadas com professoras de Literatura Brasileira que trabalham com o terceiro ano do Ensino Médio na cidade de Santa Maria. O objetivo é constatar a percepção das mesmas em relação ao trabalho com a disciplina e com as obras literárias. Foram escolhidas para a realização da pesquisa duas escolas da rede pública de Ensino; uma da rede particular e uma escola técnica vinculada à UFSM. Buscou-se também verificar a maneira pela qual os alunos se relacionam com a disciplina de Literatura Brasileira e com as obras indicadas para o PEIES e o vestibular através de um questionário. A segunda etapa desse trabalho constitui-se de uma análise das obras Terras do sem-fim e Contos gauchescos; destacando-se questões significativas dentro dos livros em questão que poderiam ser tomadas como pontos de partida para uma aproximação entre o texto literário e a realidade do aluno. O trabalho de interpretação proposto é apresentado em contraste com o relato de professores acerca de seu trabalho com as referidas obras. No terceiro capítulo; são retomadas algumas questões abordadas ao longo da pesquisa com o intuito de buscar uma qualificação do ensino de Literatura Brasileira no Ensino Médio. Somente com uma constante reavaliação das práticas educativas será possível obter melhorias na formação de leitores críticos e apreciadores da obra literária |
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