Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  447,03 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A formação continuada na trajetória profissional de professores de educação física
Autor:  
  Ana Paula Bernardi   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSM/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  450
Resumo  
  Ao narrar nossa história de vida; temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa; pessoal e profissional; enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras de Educação Física; buscamos analisar e compreender a percepção de professores que realizaram cursos de pós-graduação; em nível de especialização; sobre seu processo de formação continuada em relação a sua trajetória docente. Para tal; adotamos a pesquisa qualitativa; o estudo de caso com foco na formação continuada dos professores; a narrativa oral como instrumento para produção das informações necessárias para análise; que foram gravadas e transcritas. Os participantes do estudo foram três professoras de Educação Física que haviam realizado cursos de especialização e que já haviam atingido cinco anos de carreira no magistério. Para análise das informações; elaboramos categorias de análise: as professoras e suas histórias e percepção das professoras sobre seu curso e formação continuada. Partindo da explicitação dos significados; a discussão das informações deu-se através da triangulação entre as falas das professoras participantes; a literatura afim e as colocações da autora. As experiências narradas pelas professoras a partir das suas histórias particulares de formação e de percepção sobre sua formação vêm a se desenrolar até de uma forma semelhante umas das outras; talvez com experiências muito próximas; mas a maneira como cada uma significou seus momentos de formação; apresenta-se de forma ímpar; pois são histórias singulares construídas de pluralidades. Os processos de formação continuada; geralmente; são realizados pelos professores nos cursos oferecidos por instituições de ensino superior; principalmente; através dos cursos de especialização. Por diferentes motivos; os professores buscam estes cursos; onde tem a possibilidade de discutir e problematizar sua prática pedagógica e questões que envolvem seu contexto de atuação. O curso por si só pode ser considerado um grão de areia no universo da trajetória formativa da pessoa/professor; mas como somos a conformação de momentos experimentados; de muitos grãos de areia; durante nossa história; o curso pode ser considerado um ponto culminante; um momento determinante da trajetória; onde as professoras se permitiram olhar; pensar; rever; até reconstruir partes desta trajetória de vida. Compreendi nas narrativas das professoras que com o decorrer do curso elas passaram a perceber que aquela especialização; isoladamente; não teria força para mudá-las ou transformá-las; mas este curso pode ter sido a culminância de momentos vividos; como alunas; acadêmicas; mães; professoras; filhas; esposas; namoradas; a partir daquilo que as toca; do que as acontece e que faz sentido. O curso de especialização promoveu esta abertura; esta disponibilidade ao porvir; um olhar aprofundado; um pensamento mais flexível em relação a sua docência. Palavras-chave: Formação Continuada – Prática Pedagógica – Educação Física
     
    Baixar arquivo