|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
447,03
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A formação continuada na trajetória profissional de professores de educação física |
Autor: |
|
Ana Paula Bernardi
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
450 |
Resumo |
|
Ao narrar nossa história de vida; temos a possibilidade de rever e repensar o processo de
construção da nossa trajetória formativa; pessoal e profissional; enquanto professores. A partir
da narrativa oral de três professoras de Educação Física; buscamos analisar e compreender a
percepção de professores que realizaram cursos de pós-graduação; em nível de especialização;
sobre seu processo de formação continuada em relação a sua trajetória docente. Para tal;
adotamos a pesquisa qualitativa; o estudo de caso com foco na formação continuada dos
professores; a narrativa oral como instrumento para produção das informações necessárias para
análise; que foram gravadas e transcritas. Os participantes do estudo foram três professoras de
Educação Física que haviam realizado cursos de especialização e que já haviam atingido cinco
anos de carreira no magistério. Para análise das informações; elaboramos categorias de análise:
as professoras e suas histórias e percepção das professoras sobre seu curso e formação
continuada. Partindo da explicitação dos significados; a discussão das informações deu-se
através da triangulação entre as falas das professoras participantes; a literatura afim e as
colocações da autora. As experiências narradas pelas professoras a partir das suas histórias
particulares de formação e de percepção sobre sua formação vêm a se desenrolar até de uma
forma semelhante umas das outras; talvez com experiências muito próximas; mas a maneira
como cada uma significou seus momentos de formação; apresenta-se de forma ímpar; pois são
histórias singulares construídas de pluralidades. Os processos de formação continuada;
geralmente; são realizados pelos professores nos cursos oferecidos por instituições de ensino
superior; principalmente; através dos cursos de especialização. Por diferentes motivos; os
professores buscam estes cursos; onde tem a possibilidade de discutir e problematizar sua
prática pedagógica e questões que envolvem seu contexto de atuação. O curso por si só pode ser
considerado um grão de areia no universo da trajetória formativa da pessoa/professor; mas como
somos a conformação de momentos experimentados; de muitos grãos de areia; durante nossa
história; o curso pode ser considerado um ponto culminante; um momento determinante da
trajetória; onde as professoras se permitiram olhar; pensar; rever; até reconstruir partes desta
trajetória de vida. Compreendi nas narrativas das professoras que com o decorrer do curso elas
passaram a perceber que aquela especialização; isoladamente; não teria força para mudá-las ou
transformá-las; mas este curso pode ter sido a culminância de momentos vividos; como alunas;
acadêmicas; mães; professoras; filhas; esposas; namoradas; a partir daquilo que as toca; do que
as acontece e que faz sentido. O curso de especialização promoveu esta abertura; esta
disponibilidade ao porvir; um olhar aprofundado; um pensamento mais flexível em relação a sua
docência.
Palavras-chave: Formação Continuada Prática Pedagógica Educação Física |
|
|
|
|
|
|
|
|
|