Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  461,65 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A interação em sala de aula de Matemática
Autor:  
  Beatriz Volkart Vaccari   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ULBRA/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  1.675
Resumo  
  O presente estudo trata de uma pesquisa sobre a natureza das interações nas aulas de Matemática. Muito do sucesso dos alunos nas disciplinas passa pela forma como se dão estas interações em sala de aula. Consideramos como interação toda e qualquer forma de comunicação entre o professor e o aluno; iniciada por um ou por outro. Inicialmente abordamos o referencial teórico sobre a interação que ocorre entre professor-aluno; aluno-professor e aluno-aluno em sala de aula; e como ele interfere no processo ensino-aprendizagem. Na realização deste trabalho utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa; procurando investigar como as relações interpessoais determinam e/ou influenciam o interesse do aluno em Matemática. Foram aplicados questionários para os professores e alunos; com o objetivo de selecionar duas turmas para serem realizadas observações em sala de aula. Durante dois meses fizemos observações em sala de aula; nas duas turmas escolhidas para verificar como ocorria a interação professor-aluno; aluno-professor e aluno-aluno. O estudo realizado mostrou que estas interações são das mais importantes no âmbito escolar; pois são os grandes veículos pelas quais se dá o processo ensino-aprendizagem. O professor; portanto; deve conhecer e ter bem claro a importância que elas representam no processo da aprendizagem da Matemática.
     
    Baixar arquivo