|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
461,65
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A interação em sala de aula de Matemática |
Autor: |
|
Beatriz Volkart Vaccari
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
ULBRA/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
|
MATEMÁTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
1.675 |
Resumo |
|
O presente estudo trata de uma pesquisa sobre a natureza das interações nas aulas de Matemática. Muito do sucesso dos alunos nas disciplinas passa pela forma como se dão estas interações em sala de aula. Consideramos como interação toda e qualquer forma de comunicação entre o professor e o aluno; iniciada por um ou por outro. Inicialmente abordamos o referencial teórico sobre a interação que ocorre entre professor-aluno; aluno-professor e aluno-aluno em sala de aula; e como ele interfere no processo ensino-aprendizagem. Na realização deste trabalho utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa; procurando investigar como as relações interpessoais determinam e/ou influenciam o interesse do aluno em Matemática. Foram aplicados questionários para os professores e alunos; com o objetivo de selecionar duas turmas para serem realizadas observações em sala de aula. Durante dois meses fizemos observações em sala de aula; nas duas turmas escolhidas para verificar como ocorria a interação professor-aluno; aluno-professor e aluno-aluno. O estudo realizado mostrou que estas interações são das mais importantes no âmbito escolar; pois são os grandes veículos pelas quais se dá o processo ensino-aprendizagem. O professor; portanto; deve conhecer e ter bem claro a importância que elas representam no processo da aprendizagem da Matemática. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|