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Título:  
  Aprendendo a ser professora: um estudo sobre a socialização profissional de professoras iniciantes no município de Curitiba
Autor:  
  Adriane Knoblauch   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  361
Resumo  
  Este trabalho discute a socialização profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em início de carreira do município de Curitiba. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu; entende-se por socialização profissional o processo pelo qual ocorre a incorporação de aspectos do habitus próprio de um grupo profissional que se dá a partir do habitus de origem dos agentes. Em se tratando do grupo docente; o habitus está sendo entendido aqui por aspectos presentes na cultura da escola que orientam ações e comportamentos em seu interior. O objetivo do trabalho foi compreender o modo pelo qual ocorre a socialização profissional de professores iniciantes por entender que tais aspectos fazem parte do amplo processo de formação de professores; com vistas a contribuir para a teorização sobre profissionalização docente. Os dados foram coletados por meio da observação de cinco professoras em início de carreira de uma escola da periferia de Curitiba durante os horários de planejamento; de reuniões e de outros momentos de convívio no interior da escola para acompanhar a atuação delas perante outras professoras. Além disso; foram realizadas entrevistas com elas para tentar estabelecer facetas do habitus de origem delas no que se refere ao capital econômico; cultural e social de suas famílias; à trajetória escolar delas e ao início da carreira docente. Entrevistas também foram realizadas com outros profissionais da escola a fim de reconhecer a forma como as professoras em início de carreira eram vistas por eles. A análise dos dados; subsidiada por estudos de Bourdieu e Elias; apontou para um processo de socialização profissional em que três aspectos se complementam na relação entre o habitus de origem das professoras e as disposições para a docência instaladas no interior da escola: há disposições que precisaram ser incorporadas que são completamente novas; tais como a incorporação novos termos por parte das professoras iniciantes para descrever o desenvolvimento de seus alunos; o que revela desconhecimento delas em aspectos lingüísticos do capital cultural necessário para a docência; outras disposições já estavam instaladas no habitus; mas precisaram ser adaptadas tendo em vista que foram vivenciadas pelas professoras enquanto alunas; tais como a organização do tempo escolar; e há; ainda; disposições presentes no habitus de origem das professoras iniciantes que foram mantidas no processo de socialização profissional; quais sejam; a submissão frente à esfera de poder da escola; a moral do esforço decorrente da visão de trabalho presente nas professoras e a ética do cuidado e carinho; decorrente da memória feminina delas.
     
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