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Título:  
  A midiatização da dor: estratégias comunicativas e resistência política
Autor:  
  Andressa Cantergiani Fagundes de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  255
Resumo  
  O objetivo desta dissertação é analisar como a dor e os seus vestígios – especialmente as cicatrizes e suas diversas metáforas – vêm sendo midiatizados nas últimas décadas; de maneiras muito distintas entre si. De maneira geral; o que se vê nos diversos meios de comunicação (especialmente internet; TV e jornais diários) são abordagens de teor sensacionalista que exibem a dor e o sofrimento de maneira excessiva; banal; com ares de ficção; como ocorreu nas exibições em massa das cenas de guerra no Iraque; nos atentados terroristas (11 de setembro) e em assassinatos brutais nas favelas do Rio de Janeiro; entre outros. No entanto; a pesquisa chama a atenção para algumas experiências performativas; realizadas; sobretudo; a partir de 1960 em diversos países; e que se tornaram objeto de polêmica na própria mídia e em ensaios especializados no campo da arte (Elkins 1999) e da filosofia política (Scarry; 1985; Keil; 2004); uma vez que; ao invés de banalizar; optaram por testar procedimentos que partiram de performances da dor para transformar os entendimentos do poder; da arte; da vida e do corpo como um corpomídia. A pesquisa discute; portanto; algumas dessas experiências; sendo a questão fundamental os processos primários de comunicação corporal; anteriores à sistematização de um discurso. Ao contrário do que o senso comum evidencia; e a imprensa não especializada reitera; tais experiências não estão exclusivamente relacionadas a patologias e idiossincrasias de artistas sados-masoquistas. Movidas; muitas vezes; por questões de ordem política; tais ações questionam limites de naturezas diversas; sobretudo relacionados aos princípios da comunicação corporal e das ações de um corpo exposto a situações específicas (por exemplo: terrorismo; massacres e abusos de poder). Como quadro teórico; além dos autores já mencionados; a pesquisa analisa a comunicação primária do corpo e suas estratégias sensíveis (Sodré; 2006; Greiner; 2005). Como resultado esta dissertação apresenta a análise da obra da brasileira Claudia Müller; que tem discutido; através de experiências com videodança e performances; a inserção da arte em vários setores da sociedade.
     
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