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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
414,15
KB
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Título: |
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A midiatização da dor: estratégias comunicativas e resistência política |
Autor: |
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Andressa Cantergiani Fagundes de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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255 |
Resumo |
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O objetivo desta dissertação é analisar como a dor e os seus vestígios especialmente as cicatrizes e suas diversas metáforas vêm sendo midiatizados nas últimas décadas; de maneiras muito distintas entre si. De maneira geral; o que se vê nos diversos meios de comunicação (especialmente internet; TV e jornais diários) são abordagens de teor sensacionalista que exibem a dor e o sofrimento de maneira excessiva; banal; com ares de ficção; como ocorreu nas exibições em massa das cenas de guerra no Iraque; nos atentados terroristas (11 de setembro) e em assassinatos brutais nas favelas do Rio de Janeiro; entre outros. No entanto; a pesquisa chama a atenção para algumas experiências performativas; realizadas; sobretudo; a partir de 1960 em diversos países; e que se tornaram objeto de polêmica na própria mídia e em ensaios especializados no campo da arte (Elkins 1999) e da filosofia política (Scarry; 1985; Keil; 2004); uma vez que; ao invés de banalizar; optaram por testar procedimentos que partiram de performances da dor para transformar os entendimentos do poder; da arte; da vida e do corpo como um corpomídia. A pesquisa discute; portanto; algumas dessas experiências; sendo a questão fundamental os processos primários de comunicação corporal; anteriores à sistematização de um discurso. Ao contrário do que o senso comum evidencia; e a imprensa não especializada reitera; tais experiências não estão exclusivamente relacionadas a patologias e idiossincrasias de artistas sados-masoquistas. Movidas; muitas vezes; por questões de ordem política; tais ações questionam limites de naturezas diversas; sobretudo relacionados aos princípios da comunicação corporal e das ações de um corpo exposto a situações específicas (por exemplo: terrorismo; massacres e abusos de poder). Como quadro teórico; além dos autores já mencionados; a pesquisa analisa a comunicação primária do corpo e suas estratégias sensíveis (Sodré; 2006; Greiner; 2005). Como resultado esta dissertação apresenta a análise da obra da brasileira Claudia Müller; que tem discutido; através de experiências com videodança e performances; a inserção da arte em vários setores da sociedade. |
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