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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
650,65
KB
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Título: |
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John Dewey e a educação como reconstrução da experiência: um possível diálogo com a educação contemporânea |
Autor: |
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Dariane Carlesso
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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461 |
Resumo |
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado; da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação; Política e Cultura. Teve como objetivo principal; conhecer o conceito de experiência presente na obra de John Dewey; na expressão educação como construção e reconstrução de experiência; própria do autor. Através da pesquisa bibliográfica em algumas obras sobre educação de John Dewey; delinearam-se elementos caracterizadores da experiência. A investigação ocupou-se; também; em entender e refletir; por meio da literatura atual; sobre o que caracteriza a cultura escolar hoje; quais são as concepções que alimentam a valorização da cultura experiencial do aluno no ambiente da escola. Por ser a escola entendida hoje como um ambiente não só entremeado; mas produtor de cultura e; também; produtor de um discurso de valorização da experiência do aluno; o estudo sobre a crise de paradigmas constituidores da experiência fez-se necessário. Sendo assim; questionou-se a condição atual da escola em meio aos diferentes impasses que ela vem sofrendo; especialmente pela separação entre os saberes escolares e a vida do aluno. Com o intuito de abranger os discursos educacionais atuais de valorização da experiência proferidos dentro do próprio ambiente da escola; também foram trazidas para a reflexão; mediante entrevistas semi-estruturadas; falas de seis professoras atuantes na educação de crianças de uma escola pública. Tais entrevistas; analisadas através da técnica de análise de conteúdo e de análise textual; receberam uma leitura voltada para a compreensão daquilo que sustenta o conceito de experiência. Nesse sentido; foram estudadas as concepções de ensino; aprendizagem; aluno e o papel do professor presentes nos discursos das professoras. Ao comparar as concepções deweyanas de educação e o que hoje se apresenta na escola como elemento caracterizador da experiência; nossa pesquisa conclui que ainda estamos assentados em uma educação basicamente tradicional que; embora se diga fomentadora de experiências no espaço da escola; reduz esta compreensão ao ir lá e fazer. E; quando se diz conhecedora das experiências do aluno; não as concebe como possibilitadoras de novas construções; no sentido encadeado e contínuo do processo de construção do conhecimento. As falas da maioria das professoras apontam uma dimensão da experiência voltada para vivências; situações imediatas; práticas; no sentido restrito do termo. Sendo assim; embora se professe a valorização da experiência do aluno; a necessidade e a importância de trazer a vida do mesmo para o ambiente da escola; isso ainda é feito de maneira superficial; sem a intencionalidade inerente a uma compreensão da experiência como acontecimento de crescimento e aperfeiçoamento do ser humano; ou seja; a experiência e sua reconstrução contínua como um processo de construção do conhecimento. Esta impossibilidade de confluir o conceito deweyano de experiência com aquilo que é proferido nos discursos educacionais atuais se deve; especialmente; à falta de fundamentação daquilo que se professa nos tempos de hoje.
Palavras-chave: RESUMO
Dissertação de Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Santa Maria
JOHN DEWEY E A EDUCAÇÃO COMO RECONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA: UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autora: Dariane Carlesso
Orientadora: Elisete Medianeira Tomazetti
Data e Local da Defesa: Santa Maria; 22 de abril de 2008.
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado; da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação; Política e Cultura. Teve como objetivo principal; conhecer o conceito de experiência presente na obra de John Dewey; na expressão educação como construção e reconstrução de experiência; própria do autor. Através da pesquisa bibliográfica em algumas obras sobre educação de John Dewey; delinearam-se elementos caracterizadores da experiência. A investigação ocupou-se; também; em entender e refletir; por meio da literatura atual; sobre o que caracteriza a cultura escolar hoje; quais são as concepções que alimentam a valorização da cultura experiencial do aluno no ambiente da escola. Por ser a escola entendida hoje como um ambiente não só entremeado; mas produtor de cultura e; também; produtor de um discurso de valorização da experiência do aluno; o estudo sobre a crise de paradigmas constituidores da experiência fez-se necessário. Sendo assim; questionou-se a condição atual da escola em meio aos diferentes impasses que ela vem sofr |
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