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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
913,27
KB
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Título: |
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O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira: uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951) |
Autor: |
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André Silverio Da Cruz
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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274 |
Resumo |
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O quadro histórico do Segundo Reinado e sua transição para as seis primeiras décadas do Brasil Republicano é o contexto da pesquisa bibliográfica dedicada ao estudo da gênese do ensino de Filosofia na escola secundária até a vigência da ordem republicana. A dissertação está situada na área da História da Educação e se inscreve na linha de pesquisa da História das Disciplinas escolares. O objetivo do trabalho é a apresentação do ambiente cultural que emoldura a vida escolar. No desenvolvimento da dissertação; são destacados o processo de transposição das idéias filosóficas conservadoras oriundas da Europa no discurso do século XIX e a influência que tiveram na educação e na formação da escola secundária. Posteriormente; foram analisados os conteúdos curriculares de Filosofia presentes nos sucessivos Programas de Ensino do Colégio Pedro II - fundado em 1837 - que exerciam o papel de padrão de Ensino Secundário no país. Os resultados da pesquisa evidenciaram a situação adversa para o estabelecimento da Filosofia na cultura escolar; não só pela instabilidade política; mas; sobretudo; pela falta de autonomia da cultura brasileira no período analisado; o que acarretou a situação de dependência dos programas de ensino e em especial a Filosofia; que ficou à mercê das predileções dos agentes estatais responsáveis pela oferta do ensino oficial. |
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