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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,17
MB
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Título: |
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Evolução biológica: concepções de alunos e reflexões didáticas |
Autor: |
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Aline De Castilhos Mello
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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Área Não Informada |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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269 |
Resumo |
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Questões que envolvem a origem da vida e a evolução biológica parecem não
estar recebendo a devida atenção no ensino. Por se tratar de um tema complexo; a
evolução biológica merece uma posição de destaque no ensino e precisa ser
trabalhada de forma integrada com os demais conteúdos da disciplina. As Diretrizes
Curriculares para o curso de Ciências Biológicas do MEC; inclusive; enfatizam que o
ensino de evolução biológica deve servir como um eixo integrador na Biologia (BRASIL;
2001). Sendo assim; o presente trabalho tem por objetivo analisar possíveis problemas
relacionados às concepções de estudantes que podem estar servindo como obstáculos
à construção do conhecimento sobre o tema evolução biológica. Para isso foi realizado
um estudo de caso; sendo solicitado aos estudantes de uma turma de 3º ano do ensino
médio de uma escola pública que respondessem um questionário contendo perguntas
sobre a importância da Biologia e do estudo da evolução biológica. A pesquisa
apresenta uma abordagem naturalística-construtiva. Segundo Moraes (2006); esta
abordagem caracteriza-se por uma impregnação intensa dos fenômenos pesquisados
para; a partir daí; obter-se descrições e interpretações dos mesmos. As respostas dos
alunos foram submetidas a uma Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI;
2007). A partir das respostas analisadas foi possível identificar problemas que
interferem na aprendizagem da Biologia. As respostas dos alunos ao questionário
indicaram que muitos conceitos importantes parecem não estar no discurso deles; e
talvez isto possa estar relacionado com a falta de integração da evolução com as
demais partes da Biologia. Também foi possível perceber que muitas concepções estão
presentes de maneira equivocada ou são apresentadas de forma superficial. O trabalho
apresenta considerações e sugestões que podem ajudar a minimizar os problemas
encontrados; contribuindo; desta forma; para o aperfeiçoamento do ensino de um tema
fundamental para o entendimento da Biologia. |
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