|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
536,09
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Solano Trindade: raça e classe, poesia e teatro na trajetória de uma afro-brasileiro (1930-1960) |
Autor: |
|
Maria Do Carmo Gregório
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/HISTÓRIA SOCIAL |
Área Conhecimento |
|
HISTÓRIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2005 |
Acessos: |
|
1.788 |
Resumo |
|
Esta dissertação apresenta uma interpretação da trajetória de Francisco Solano Trindade dentro do debate das relações raciais brasileiras entre os anos de 1930 e 1960; verificando a relação estabelecida entre a raça e a classe social no seu pensamento; no fazer artístico e na sua prática social; junto ao Partido Comunista do Brasil. A análise foi realizada a partir do exame do registro: dos poemas presentes em três livros editados pelo poeta; do exemplar do espetáculo folclórico elaborado pelo teatrólogo e encenado pelo Teatro Popular Brasileiro; da cobertura jornalística do período; de entrevistas concedidas pelo próprio à imprensa; dos registros do DOPS (Departamento de Ordem Social e Política) e de entrevistas com seus familiares e contemporâneos. Procuro registrar a resistência de Solano Trindade ao processo de assimilação física e cultural do negro e a defesa de uma identidade afro-brasileira formulada e institucionalizada no Centro de Cultura Afro-brasileiro; registrada e comunicada através de uma linguagem simbólica presente na poesia e no teatro; entendidos como instrumentos de intervenção social. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|