Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,25 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Os impactos do Projeto Veredas na formação docente, saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental
Autor:  
  Raquel Elane Dos Reis Alves   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFU/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  247
Resumo  
  Trata-se de uma investigação sobre a proposta do PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores; desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; e seus impactos na formação docente; na (re) constituição dos saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental. Buscou-se responder as seguintes questões: Em qual contexto social; político e econômico foi elaborado o PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores? Como o VEREDAS foi projetado; nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96? Como se caracteriza a Proposta do PROJETO VEREDAS para o ensino de História nos anos/séries? Como o PROJETO VEREDAS contribuiu para a formação; os saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental? A metodologia da pesquisa privilegiou a abordagem quali-quantitativa; combinando vários procedimentos; instrumentos de coleta de dados; fontes orais e escritas; como documentos oficiais do PROJETO VEREDAS; Guias de Estudos; textos e atividades; memoriais de formação e relatórios de prática pedagógica das cursistas; questionário e entrevistas orais. O universo da investigação foi constituído pelas professoras formadas no Pólo da Universidade Federal de Uberlândia no período de 2002 a 2005. A partir da análise documental e das narrativas das professoras colaboradoras investigadas foi evidenciado um processo de reconstituição dos saberes e práticas pedagógicas em relação direta com a proposta formativa desenvolvida no curso. Os textos e atividades do componente curricular História prescritos nos Guias de Estudos e desenvolvidos no Projeto; segundo as colaboradoras; possibilitaram a ampliação e revisão de conceitos; visões e conhecimentos históricos e provocaram mudanças na prática de ensino desta disciplina. Ao refletirem sobre as suas ações e sobre a História; atribuíram novos significados ao ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento; incorporaram novos saberes; metodologias; e recursos didáticos que contribuíram para a formação docente e de seus alunos.
     
    Baixar arquivo