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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,25
MB
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Título: |
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Os impactos do Projeto Veredas na formação docente, saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental |
Autor: |
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Raquel Elane Dos Reis Alves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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247 |
Resumo |
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Trata-se de uma investigação sobre a proposta do PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores; desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; e seus impactos na formação docente; na (re) constituição dos saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental. Buscou-se responder as seguintes questões: Em qual contexto social; político e econômico foi elaborado o PROJETO VEREDAS - Formação Superior de Professores? Como o VEREDAS foi projetado; nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96? Como se caracteriza a Proposta do PROJETO VEREDAS para o ensino de História nos anos/séries? Como o PROJETO VEREDAS contribuiu para a formação; os saberes e práticas de ensino de História nos anos/séries iniciais do ensino fundamental? A metodologia da pesquisa privilegiou a abordagem quali-quantitativa; combinando vários procedimentos; instrumentos de coleta de dados; fontes orais e escritas; como documentos oficiais do PROJETO VEREDAS; Guias de Estudos; textos e atividades; memoriais de formação e relatórios de prática pedagógica das cursistas; questionário e entrevistas orais. O universo da investigação foi constituído pelas professoras formadas no Pólo da Universidade Federal de Uberlândia no período de 2002 a 2005. A partir da análise documental e das narrativas das professoras colaboradoras investigadas foi evidenciado um processo de reconstituição dos saberes e práticas pedagógicas em relação direta com a proposta formativa desenvolvida no curso. Os textos e atividades do componente curricular História prescritos nos Guias de Estudos e desenvolvidos no Projeto; segundo as colaboradoras; possibilitaram a ampliação e revisão de conceitos; visões e conhecimentos históricos e provocaram mudanças na prática de ensino desta disciplina. Ao refletirem sobre as suas ações e sobre a História; atribuíram novos significados ao ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento; incorporaram novos saberes; metodologias; e recursos didáticos que contribuíram para a formação docente e de seus alunos. |
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