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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
16.64
MB
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Título: |
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Avaliação da qualidade ambiental em espaços urbanos de clima tropical úmido: uma proposta metodológica para espaços residuais |
Autor: |
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Cristina Malafaia Caetano Stramandinoli
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/ARQUITETURA |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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356 |
Resumo |
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Face aos problemas hoje vivenciados de mudanças climáticas em escala planetária; e a
degradação dos ambientes urbanos; é necessário que o urbanismo contemporâneo se guie
pelos princípios da sustentabilidade. O que se constitui sem dúvida num grande desafio; pois
faz-se necessário considerar os distintos atores sociais envolvidos e suas relações com as
questões energético-ambientais. Em passado recente; este enfoque holístico não era motivo de enfoque pelos urbanistas; mesmo com o avanço dos conhecimentos até então registrados.
Observa-se que muitas intervenções ocorridas nas cidades brasileiras foram direcionadas por
interesses políticos e econômicos; o que gerou diversas formas de segregação dos espaços
urbanos; ampliadas pela degradação física e ambiental. A segregação física pode ser
identificada em processos de intervenções urbanas que modificam as características
funcionais; históricas e/ou sociais de regiões da cidade; como aquelas provenientes de novos
eixos viários.
A presente tese de doutorado tem por objetivo desenvolver um instrumento que considere as
características físico-ambientais e sociais de assentamentos viários existentes ou aqueles em
processo de implantação. Para tanto; é construída uma metodologia que possibilite a análise
sobre a qualidade ambiental de espaços urbanos segregados em clima tropical úmido. Onde
são consideradas as condições climáticas; o conforto ambiental: higrotérmico; acústico e visual; o perfil e preferências dos usuários; e as condições do entorno: paisagem; acessos e
circulações. Em decorrência será possível se estabelecer recomendações projetuais
adequadas às situações de estudo.
A aplicabilidade da metodologia desenvolvida e do instrumento resultante é demonstrada
através de estudo de caso selecionado: três espaços segregados no entorno da via expressa
Linha Amarela localizada no Rio de Janeiro.
O trabalho realizado contribui com uma metodologia e um instrumento de auxílio com o
enfoque na sustentabilidade; para a tomada de decisões referentes a futuros assentamentos
cortados por vias urbanas ou para soluções mitigadoras voltadas para espaços remanescentes das várias intervenções nas cidades. |
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