Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,03 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O computador no ensino de língua inglesa no CEFET/RN
Autor:  
  Anne Alilma Silva Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRN/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  316
Resumo  
  O presente estudo tem por objetivo analisar a aplicabilidade da tecnologia computacional como mediadora no ensino de língua inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte-CEFET/RN. O objeto de estudo centrou-se no uso do computador incorporado no ensino de inglês em quatro turmas da instituição. A pesquisa se pautou metodologicamente no estudo de caso; adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa de cunho interpretativo-reflexivo. Nos apoiamos numa revisão de literatura bibliográfica que trata da questão do uso da tecnologia computacional em sala de aula; visando uma nova prática de educação em relação às concepções atuais da realidade em que vivenciamos na educação tecnológica. Utilizamos também um referencial para uma ação pedagógica; procurando oferecer subsídios para uma prática que proporcione a geração de conhecimentos através da interação; visando uma educação reflexiva e crítica dos sujeitos. Para concretização deste estudo; lançamos mãos da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos; além de observações do cotidiano em sala de aula; a fim de levantarmos os dados necessários para análise. No decorrer deste estudo; observamos que o uso do computador; enquanto instrumento de apoio pedagógico no ensino de língua inglesa; vem funcionando como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que o uso do computador tem sido uma prática adotada cada vez mais por outros professores de línguas da instituição. As conclusões confirmam a hipótese levantada no início do trabalho e evidenciam que os professores são encarregados de formar sujeitos pensantes; reflexivos e críticos. Para tanto; precisam estar preparados para enfrentar situações em que possam levar a prática pedagógica a sintonizar-se com os avanços tecnológicos; conseqüentemente proporcionando uma efetiva educação tecnológica.
     
    Baixar arquivo