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Título:  
  Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica
Autor:  
  Flaviane Reis   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  399
Resumo  
  Nesta dissertação; o trabalho parte de uma perspectiva de Estudos Culturais e da que se constitui como Estudos Surdos. Tem a intenção de contribuir para a melhoria da representação do professor surdo; sua realidade; sua importância no quadro pedagógico dos surdos. Percebe a possibilidade do professor surdo transgredir pela pedagogia de surdos que se situa no povo surdo; pela identificação com a cultura em que se encaixa; fazendo acontecer a alteridade; diferença; identidade. Esse processo vai além do seu ser professor surdo; pelo clima de transgressão pedagógica; com a implementação de uma política e poética características da pedagogia dos surdos. É realizada por meio de uma abordagem metodólogica em que o conhecimento surge com uma série de teóricos culturais; passa pela observação e análise de suas perspectivas; bem como pelas observações das narrativas dos sujeitos que a pesquisa envolve. A proposta está voltada para a prática pedagógica tendo em vista o processo de transgressão; em que o professor surdo é concebido em suas possibilidades de mostrar a realidade de sua transgressão pelo espaço educacional surdo. Nessa transgressão as regras de uma pedagogia tradicional não mais servem ao quadro educacional dos surdos; hoje. Na realidade; pretendi produzir um entendimento do conceito de cultura com a possível vinculação da história ao longo do processo de transgressão pedagógica que está iniciando e; por fim; aos conceitos de pedagogia da diferença; de ser surdo; do espaço educacional surdo; tendo em vista um afastamento da visão clínica nas escolas e seu alvo de ação e poder como controle de saúde. Direcionei-me a uma visão mais pedagógica em que a presença do professor surdo enfatiza a pedagogia de surdos ou pedagogia cultural; para além da visão colonial; no nosso jeito surdo de ensinar; mas também na nossa cultura.
     
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