|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,01
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica |
Autor: |
|
Flaviane Reis
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
399 |
Resumo |
|
Nesta dissertação; o trabalho parte de uma perspectiva de Estudos Culturais e da que se constitui como Estudos Surdos. Tem a intenção de contribuir para a melhoria da representação do professor surdo; sua realidade; sua importância no quadro pedagógico dos surdos. Percebe a possibilidade do professor surdo transgredir pela pedagogia de surdos que se situa no povo surdo; pela identificação com a cultura em que se encaixa; fazendo acontecer a alteridade; diferença; identidade. Esse processo vai além do seu ser professor surdo; pelo clima de transgressão pedagógica; com a implementação de uma política e poética características da pedagogia dos surdos. É realizada por meio de uma abordagem metodólogica em que o conhecimento surge com uma série de teóricos culturais; passa pela observação e análise de suas perspectivas; bem como pelas observações das narrativas dos sujeitos que a pesquisa envolve. A proposta está voltada para a prática pedagógica tendo em vista o processo de transgressão; em que o professor surdo é concebido em suas possibilidades de mostrar a realidade de sua transgressão pelo espaço educacional surdo. Nessa transgressão as regras de uma pedagogia tradicional não mais servem ao quadro educacional dos surdos; hoje. Na realidade; pretendi produzir um entendimento do conceito de cultura com a possível vinculação da história ao longo do processo de transgressão pedagógica que está iniciando e; por fim; aos conceitos de pedagogia da diferença; de ser surdo; do espaço educacional surdo; tendo em vista um afastamento da visão clínica nas escolas e seu alvo de ação e poder como controle de saúde. Direcionei-me a uma visão mais pedagógica em que a presença do professor surdo enfatiza a pedagogia de surdos ou pedagogia cultural; para além da visão colonial; no nosso jeito surdo de ensinar; mas também na nossa cultura. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|