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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.80
MB
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Título: |
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Escrita criativa em sala de aula do EJA: efeitos sobre a produção textual dos alunos |
Autor: |
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Cristiane dos Santos Azevedo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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488 |
Resumo |
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O objetivo dessa pesquisa é descrever e analisar as modificações observadas em produções textuais de alunos do EJA submetidos a um exercício constante de escrita criativa. Dessa forma; estudamos o processo de aquisição da escrita em quatro informantes adultos; a fim de verificarmos se há indícios da passagem; em seus textos; do que Kato (1986) denomina de escrita1; ou seja; de uma escrita próxima da oralidade para a escrita 2; que vai distanciar-se da fala por estar mais próxima do padrão escrito da língua portuguesa. Os informantes possuíam um histórico de repetências múltiplas e evasão escolar; tinham idade entre 16 e 33 anos; eram trabalhadores e estudavam no turno noturno de uma escola pública municipal em Pelotas; RS; (2005). Eles cursavam a 5ª/6ª série do ensino fundamental e faziam parte do Projeto de aceleração de estudos para jovens e adultos (EJA); promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (SME).
Ao todo coletamos 51 textos produzidos pelos informantes; os quais apresentavam problemas em relação a aspectos gramaticais e estruturais e; os analisamos a partir de três categorias: presença de marcas de oralidade na escrita; utilização de elementos de coesão referencial nos textos produzidos e existência de estrutura narrativa nas produções analisadas. Os resultados mostraram em relação à Categoria 1 que; muito embora; as marcas de oralidade nos textos analisados não tenham sofrido uma diminuição significativa; a explicitação de aspectos teóricos recorrentes nos textos auxiliou os informantes; pois eles passaram a refletir sobre os erros cometidos. Em relação à Categoria 2 constatamos que os informantes modificaram a forma de utilização dos elementos de coesão referencial em seus textos; mesmo sem haver explicitação teórica desses; e que isso ocorreu de forma mais expressiva após terem sido expostos às aulas de leitura sistemáticas em sala de aula. Finalmente; em relação à Categoria 3 verificamos que os informantes apresentaram indícios de aquisição da estrutura narrativa em seus textos e que isso ocorreu; no geral; a partir da quinta e sexta oficina de escrita criativa que aplicamos (num total de seis).
As constatações acima indicam que os informantes apresentaram; ao final de processo descrito e analisado; indícios da presença de uma escrita2 nos textos produzidos; ainda que de forma parcial; reforçando a necessidade de uma continuidade dessas práticas para que os resultados se efetivem.
Por fim; esta pesquisa mostrou-se relevante; porque explicita a necessidade de uma prática docente voltada; nas aulas de língua portuguesa; para os três campos aqui analisados: a escrita; a leitura e a explicitação teórica de aspectos gramaticais; entendendo-os como complementares e necessários ao integral desenvolvimento lingüístico do educando. |
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