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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
25.66
MB
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Título: |
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Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica |
Autor: |
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Michelle Reinaldo Protásio
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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642 |
Resumo |
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O presente trabalho é resultado de uma investigação-ação; realizada com alunos pertencentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Rio Grande-RS; no ano letivo de 2005. A referida pesquisa teve por objetivo descrever e analisar a proposta de alfabetização desenvolvida junto a um grupo de alunos com histórico de multirrepetência escolar; que haviam cursado a classe de alfabetização por; no mínimo; duas vezes consecutivas. Os objetivos pedagógicos propostos para este trabalho; cujo referencial teórico foi constituído pela Psicologia Histórico-Cultural e pelos estudos na área da linguagem; eram contribuir para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita dos alunos; assim como para o aumento da sua auto-estima; abalada pelos anos de repetência escolar. Nesta direção; algumas atividades foram propostas; sendo que três foram selecionadas para compor o recorte desta investigação: 1) produção de um gibi; pela turma; 2) realização de histórias a partir de desenhos feitos pelos alunos as narrativas eram ditadas à professora; que fazia cópias e as distribuía entre os alunos; visando à realização de atividades específicas de leitura e escrita; e 3) trabalho envolvendo o bairro onde residiam os alunos; cujas etapas foram as seguintes: passeio no bairro para que cada aluno tirasse três fotos; à sua escolha; produção de um relatório do passeio; construção de um mapa do bairro; discussão acerca das diferenças que percebiam entre a periferia e o centro da cidade; visita à Associação de moradores para socializar as fotos e conversar com o presidente da associação sobre o bairro (história; problemas e projetos sociais); criação de um livro de história; cujas personagens foram inventadas pela turma e; por fim; exposição das fotos e trabalhos na escola. A análise da experiência foi realizada a partir do conteúdo de um diário de campo (no qual a professora registrava a descrição e reflexão do trabalho pedagógico). Além dele; foram utilizados; também para fins de análise documental; três tipos de materiais produzidos durante o ano letivo: os trabalhos realizados pelos alunos; os planejamentos da professora e os três pareceres descritivos gerais (instrumentos de avaliação; elaborados ao final de cada trimestre letivo; cuja finalidade era informar aos familiares sobre as propostas desenvolvidas e o desempenho dos alunos no período). Os dois primeiros tipos de documentos serviram como fonte de consulta ou ilustração no momento da análise; realizada concomitantemente com a descrição da intervenção pedagógica. Já os pareceres descritivos gerais serviram como bases para a construção das análises. Neles; estão articulados os dados provenientes das outras fontes citadas acima. Uma vez que o propósito principal do trabalho era analisar a prática pedagógica; tendo como pano de fundo o aprendizado dos alunos (e seus trabalhos como ilustração); foram instituídos dois grandes eixos que guiariam a análise: o cognitivo e o emocional. Por sua vez; cada um dos eixos abarcou as seguintes temáticas: o desenvolvimento acadêmico/escolar; com ênfase na leitura; relacionado ao eixo cognitivo e o desenvolvimento/elevação da auto-estima; neste caso ligado à variável fracasso/sucesso escolar; relacionado ao eixo emocional. Os dados sugerem que o trabalho foi bem sucedido; resultando na melhoria do desempenho em atividades de leitura da maioria da turma (oito de doze alunos) bem como; no aumento da motivação para estar na escola; a partir da elevação geral da auto-estima. O trabalho demonstrou a importância de utilizar; na escola; diferentes linguagens a fim de valorizar os universos culturais dos alunos e; através da promoção da auto-estima; auxiliá-los na superação de suas dificuldades de forma lúdica e prazerosa. |
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