Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2.03 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Autor:  
  Marcelo Akira Inuzuka   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFC/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EAD
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  615
Resumo  
  O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos de uma turma de pedagogia; no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada “Práticas Mediáticas de Informática na Educação” cedidas pelo orientador desta dissertação. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-ação participativa. Para colher as opiniões dos participantes; foram aplicados: questionário; entrevistas individuais e em grupo; e um seminário com participação de grupos formados por temas. Como referencial teórico; foram utilizado os quatro critérios de análise de Dillenbourg (situação; interação; mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construção colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de Construção de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso; vários outros foram analisados; assim; o projeto levou em conta a experiência de outras pesquisadores do tema. Através da análise dos resultados; foram percebidos pelos alunos várias dificuldades técnicas de operação e dificuldades culturais; especialmente relacionados a colaboração em equipe; porém os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente útil e viável; considerando a vantagem de compartilhamento de informações entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki.
     
    Baixar arquivo