|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,03
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília |
Autor: |
|
Marcelo Akira Inuzuka
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFC/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO EM EAD |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
328 |
Resumo |
|
O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos de
uma turma de pedagogia; no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em
wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
(UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada Práticas Mediáticas
de Informática na Educação cedidas pelo orientador desta dissertação. Trata-se de um
estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-ação participativa. Para colher
as opiniões dos participantes; foram aplicados: questionário; entrevistas individuais e em
grupo; e um seminário com participação de grupos formados por temas. Como referencial
teórico; foram utilizado os quatro critérios de análise de Dillenbourg (situação; interação;
mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL)
e o modelo de construção colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente
de Construção de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de
caso; vários outros foram analisados; assim; o projeto levou em conta a experiência de
outras pesquisadores do tema. Através da análise dos resultados; foram percebidos pelos
alunos várias dificuldades técnicas de operação e dificuldades culturais; especialmente relacionados
a colaboração em equipe; porém os alunos consideraram a ferramenta como
pedagogicamente útil e viável; considerando a vantagem de compartilhamento de informações
entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|