|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
487.57
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância |
Autor: |
|
Adriane Pires Rodrigues
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
671 |
Resumo |
|
Esta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de
tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa
modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos
entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é
importante; porque contribui para a democratização da educação;
possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior; é
essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa; pretendo trazer
contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte
à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD; sobre afetividade e
educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma
utilizadas as idéias de autores como Belloni; Kenski; Vigotski; Freire; Arantes e
Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas;
com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e
selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse
variabilidade; conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem
nas pesquisas qualitativas. Os resultados; baseados em categorias teóricas e
empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas; foram
complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu
também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas;
segundo os participantes da pesquisa; ocorrem na EAD. Elas aparecem entre
os alunos e tutores; presenciais ou a distância; e entre os alunos; em especial
nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada
importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|