Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  487,57 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância
Autor:  
  Adriane Pires Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  642
Resumo  
  Esta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é importante; porque contribui para a democratização da educação; possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior; é essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa; pretendo trazer contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD; sobre afetividade e educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma utilizadas as idéias de autores como Belloni; Kenski; Vigotski; Freire; Arantes e Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas; com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse variabilidade; conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas qualitativas. Os resultados; baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas; foram complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas; segundo os participantes da pesquisa; ocorrem na EAD. Elas aparecem entre os alunos e tutores; presenciais ou a distância; e entre os alunos; em especial nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos.
     
    Baixar arquivo