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Título:  
  O impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS
Autor:  
  Paulo Eduardo Grischke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  338
Resumo  
  Esse trabalho de pesquisa tem o objetivo de contribuir para a análise das transformações ocorridas na organização do trabalho escolar e; principalmente; no trabalho e na identidade dos docentes que atuam na Educação Profissional; por meio do estudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET-RS. Transformações essas produzidas tanto pela reestruturação do setor produtivo; quanto pelas recentes reestruturações da Educação Profissional. Nesse sentido foram analisadas as mutações no mundo do trabalho do pós-fordismo; abarcando categorias como: trabalho docente; trabalho imaterial; serviços; trabalho produtivo; trabalho cognitivo; trabalho relacional; competência; empregabilidade; gerencialismo; empreendedorismo ou auto-empresariamento. Categorias essas com enormes implicações sobre a identidade e a subjetividade do trabalhador na sociedade contemporânea; na qual a economia é; cada vez mais; baseada na informação e no conhecimento. A passagem para o pós-fordismo aponta para a instalação de novas relações entre as forças de trabalho e a sociedade. O paradigma fundamental do pós-fordismo; como modo de produção largamente socializado; é baseado na comunicação social de atores flexíveis e móveis; pois é ela que alimenta a inovação; as tecnologias da informação e a chamada economia do conhecimento. E este novo paradigma seria; portanto; o do trabalho imaterial. Assim; os professores que atuam na educação profissional na atualidade enfrentam novos desafios. As mudanças na organização do trabalho; os efeitos das novas tecnologias sobre a identidade e a cultura profissional; o papel dos sistemas simbólicos sobre o mundo do trabalho e as exigências de maior qualidade na produção e nos serviços; dão novas demandas à construção e reestruturação dos saberes e conhecimentos na atividade docente da educação profissional.
     
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