|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.23
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS |
Autor: |
|
Paulo Eduardo Grischke
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
363 |
Resumo |
|
Esse trabalho de pesquisa tem o objetivo de contribuir para a análise das transformações ocorridas na organização do trabalho escolar e; principalmente; no trabalho e na identidade dos docentes que atuam na Educação Profissional; por meio do estudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas CEFET-RS. Transformações essas produzidas tanto pela reestruturação do setor produtivo; quanto pelas recentes reestruturações da Educação Profissional. Nesse sentido foram analisadas as mutações no mundo do trabalho do pós-fordismo; abarcando categorias como: trabalho docente; trabalho imaterial; serviços; trabalho produtivo; trabalho cognitivo; trabalho relacional; competência; empregabilidade; gerencialismo; empreendedorismo ou auto-empresariamento. Categorias essas com enormes implicações sobre a identidade e a subjetividade do trabalhador na sociedade contemporânea; na qual a economia é; cada vez mais; baseada na informação e no conhecimento. A passagem para o pós-fordismo aponta para a instalação de novas relações entre as forças de trabalho e a sociedade. O paradigma fundamental do pós-fordismo; como modo de produção largamente socializado; é baseado na comunicação social de atores flexíveis e móveis; pois é ela que alimenta a inovação; as tecnologias da informação e a chamada economia do conhecimento. E este novo paradigma seria; portanto; o do trabalho imaterial. Assim; os professores que atuam na educação profissional na atualidade enfrentam novos desafios. As mudanças na organização do trabalho; os efeitos das novas tecnologias sobre a identidade e a cultura profissional; o papel dos sistemas simbólicos sobre o mundo do trabalho e as exigências de maior qualidade na produção e nos serviços; dão novas demandas à construção e reestruturação dos saberes e conhecimentos na atividade docente da educação profissional. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|