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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,10
MB
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Título: |
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Uma nova fase na relação entre mundo da educação e mundo do trabalho: um estudo de caso da criação da Universidade Corporativa Grande Banco |
Autor: |
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Vera Regina Roesler
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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299 |
Resumo |
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Verifica-se; na atualidade; o fenômeno educação corporativa (EC) e sua materialização por meio das universidades corporativas (UCs); tomando proporções significativas; embora no meio acadêmico; e em especial na área de educação; a discussão ainda se encontre em compasso lento.
Apresento neste trabalho; um estudo de caso sobre a criação e desenvolvimento; no interior de uma grande instituição financeira nacional; da Universidade Corporativa Grande Banco (UC GB); que a partir do final dos anos de 1990; assumiu as prerrogativas de suprir as necessidades de qualificação de seu quadro de pessoal.
Na pesquisa qualitativa realizada em 2006; foram ouvidos dirigentes e instrutores internos (ou mediadores de conhecimento) da UC GB. Foram também acessados documentos internos da organização; seu modelo pedagógico; sites da intranet e internet; quadros e tabelas com os valores de investimentos e evolução da área de educação corporativa da empresa; permitindo a reconstituição do percurso histórico dessa instância que se pretende educativa. Os dados referem-se ao período compreendido entre o surgimento da UC GB e os dias atuais.
Neste estudo merece atenção o processo de forma(ta)ção dos instrutores internos da organização; na preparação para o exercício docente. Estes profissionais assumem mais esta atividade/responsabilidade; cumulativamente às já exercidas em seu cotidiano sem; no entanto; considerá-la trabalho. Pagam o preço para fazer parte do grupo de instrutores; como uma estratégia para sua realização profissional ou; principalmente; fuga em determinados períodos do ano; da rotina massacrante do trabalho bancário.
Ao mesmo tempo em que; de maneira geral as UCs se baseiam no modelo das universidades acadêmicas; verifica-se que os objetivos seguem trajetórias opostas; visando outra teleologia. Em que pese a missão e visão da UC GB; seus dirigentes são claros e pragmáticos ao enunciar seus objetivos: todos os processos educativos têm; obrigatoriamente; de estar direcionados aos negócios da organização; e sua finalidade é manter os níveis de rentabilidade; competividade; bem como conquistar novos mercados.
A apropriação do vocábulo universidade; que traz consigo mais de mil anos de história; é realizado sem o menor constrangimento; como uma jogada de marketing; ou ainda; para reforçar a imagem interna e externa da organização junto a seus clientes e funcionários. Da mesma maneira; os conceitos de formação humana e educação são subsumidos à noção utilitarista e de consumo imediato; e usados como sinônimos de treinamento e capacitação; tanto para as atividades tecnico-operacionais; quanto às de cunho comportamentais. |
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