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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.25
MB
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Título: |
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O Jornal Escolar: escrita e pensamento |
Autor: |
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Marilda Edna Vellar Auge
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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525 |
Resumo |
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Esta dissertação relata uma pesquisa desenvolvida a partir da criação de um jornal
escolar; em aulas de língua materna; por uma turma de 7ª série do Ensino
Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Pelotas/RS; composta por
trinta alunos. O projeto procurou incentivar nos alunos o gosto pela leitura e pela
escrita; de forma prazerosa; observando a norma culta; bem como exercitar e
desenvolver suas funções psicológicas superiores (a capacidade de realizar
comparações; diferenciações; abstrações; planejamentos; argumentações;
avaliações; por exemplo) através de atividades que avaliassem criticamente a
qualidade de textos jornalísticos; tanto nos aspectos relacionados à forma; quanto
nos aspectos relacionados ao conteúdo. A pesquisa foi fundamentada por teóricos
da área da Lingüística e da Psicologia Sócio-Histórica; como por exemplo; Halliday
(1976) e Vygotsky (1982); os quais investigaram o papel da linguagem no
desenvolvimento do indivíduo. Também se estabeleceu uma interlocução com
teóricos que estudam o ensino da língua materna e os processos de letramento;
como Faria (2002); Kato (1986); Tfouni (1995); Soares (2003) e Possenti (2002). A
metodologia de avaliação do projeto teve um cunho qualitativo; sendo os dados
coletados; junto aos alunos; por meio de dois questionários aplicados no começo e
no fim do trabalho; respectivamente; uma avaliação final do projeto (escrita); e textos
escritos durante as atividades realizadas em aula. Esses dados foram
complementados com as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os dados
dos questionários e da avaliação foram analisados por meio de um processo de
análise de conteúdo e os textos foram examinados em seus aspectos lingüísticos;
tentando verificar os efeitos das atividades desenvolvidas sobre a habilidade de
escrita dos alunos. Os resultados sugerem que o Projeto Jornal na Sala de Aula
trouxe sentido às atividades; proporcionando o aumento da consciência dos alunos
sobre o que é ler e escrever. Há indícios de que os alunos passaram a praticar a
leitura com satisfação e mostraram-se motivados à escrita; de avanço em relação à
capacidade de planejamento verbal; e de evolução em termos de autoria; o que
ilustra o desenvolvimento de processos de pensamento. Os achados deste trabalho
podem contribuir para a discussão sobre a utilização do jornal escolar como
elemento motivador e fomentador dos processos de aprendizagem dos alunos. |
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