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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
536.84
KB
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Título: |
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Formação inicial de professores de Matemática: como se (des)articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica? |
Autor: |
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Paula Regina Gomes Xavier
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1,073 |
Resumo |
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O presente trabalho teve como foco a formação inicial de professores de
matemática. O objetivo central foi compreender a formação dos professores de
matemática da Universidade Federal de Pelotas; a partir da implantação do novo
currículo e; mais objetivamente; compreender como se (des)articulam as
disciplinas do campo específico e pedagógico. A escolha do objeto de
pesquisa decorreu de um trabalho anteriormente realizado; no qual foram
acompanhadas as discussões na disciplina de Trabalho de Campo II e Prática
de ensino II; com um grupo de formandos da licenciatura em matemática.
Naquela ocasião já percebiamos o quanto as disciplinas de formação específica
e pedagógica eram desarticuladas e acabavam por comprometer a própria
formação dos alunos. Para a realização do estudo percorremos um caminho
metodológico que envolveu a leitura de documentos oficiais; Diretrizes
Curriculares para Formação de Professores e Projeto Pedagógico da
Licenciatura em Matemática e a realização de entrevistas semi estruturadas com
uma amostra de cinco (5) professores recém formados. O critério de escolha
desses sujeitos foi o de terem cursado a disciplina do trabalho mencionado
anteriormente. Procuramos também; identificar pesquisas sobre a formação de
professores em geral; e de matemática em especial; e dentre elas cito os
estudos de Fiorentini (2003; 2005); DAmbrósio 1996; 2005); Cunha (1998; 2001;
2005) Pimenta (1999; 2002); Silva (2006) como importantes aportes no
cotejamento dos dados obtidos. A análise dos dados procurou compreender: a)
a concepção sobre ser professor que têm os alunos quando ingressam no Curso
de Licenciatura e a concepção que constroem durante a formação; b) como eles
perceberam a articulação das disciplinas de formação pedagógica e as da
formação específica; c) se eles reconhecem as discussões feitas nas diversas
disciplinas como um momento importante e necessário para sua futura atuação
como professor. Os resultados apontaram que a articulação entre as disciplinas
de formação pedagógica e as de formação específica é incipiente e não provoca
os futuros professores a pensar em práticas pedagógicas que tenham o aluno
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como partícipe do processo de construção do conhecimento; tampouco provoca
reflexões acerca da identidade profissional do professor de matemática. Foi
possível perceber também; através das respostas dos alunos; que o currículo da
Licenciatura em Matemática não está bem entendido entre os professores do
Curso tendo em vista; ainda; a forte presença da racionalidade técnica nessa
área do conhecimento; tendo como conseqüência a concepção; quase
predominante; de que saber o conteúdo específico garante uma aula de
qualidade. |
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