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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.04
MB
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Título: |
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A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas |
Autor: |
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Carolina Reis Monteiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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722 |
Resumo |
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Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso de
estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem da ortografia de uma
turma de segunda série do Ensino Fundamental de uma Escola Particular da cidade
de Pelotas. A ortografia possui diversas facetas que devem ser consideradas pela
criança; pois suas regras não são da mesma natureza e envolvem diferentes
competências para sua aquisição. Em alguns momentos; a criança precisará atentar
para a posição de determinada letra na palavra; em outros; precisará observar a
morfologia da palavra; dentre outros aspectos. Em conseqüência disso; foi proposta
uma intervenção que privilegia a reflexão e a explicitação de pensamentos bem
como o uso de estratégias metacognitivas. As atividades propostas que visavam o
uso de estratégias metacognitivas tiveram como foco os erros relacionados às
motivações fonéticas e fonológicas; às correspondências regulares contextuais e às
correspondências irregulares que se verificam entre as letras e os sons do sistema
ortográfico. O erro ortográfico; nesse estudo; é considerado construtivo e importante
para o processo de aquisição; pois indica as hipóteses que a criança tem a respeito
de como se estrutura o conhecimento ortográfico. Os objetivos centrais desse
estudo consistem em: a) descrever e analisar a evolução dos erros ortográficos
encontrados nas produções textuais das crianças; os quais são classificados com
base em três categorias (categoria 1 - motivação fonética e fonológica; categoria 2 -
não observância de regras contextuais; e categoria 3 - irregularidade do sistema
ortográfico); e b) avaliar os efeitos das atividades metacognitivas desenvolvidas
sobre a performance ortográfica das crianças. Os resultados encontrados têm
mostrado que os erros pertencentes à primeira categoria deixam de ser observados
a partir das primeiras intervenções; os da categoria 2 apresentam uma crescente
redução no número de ocorrências à medida que as atividades de metacognição vão
sendo desenvolvidas e as crianças passam a construir regras que regulam o uso da
ortografia; já os erros que se enquadram na categoria 3; embora passem a ser
encontrados com menor freqüência; são aqueles que se mostram mais persistentes
à intervenção; uma vez que demandam também o uso de estratégias mnemônicas.
É importante salientar que os resultados revelam uma clara influência positiva das
atividades reflexivas para a ampliação do conhecimento ortográfico das crianças
estudadas; o que se manifesta tanto nas produções textuais espontâneas como nas
explicitações verbais das crianças em relação aos erros e à norma ortográfica. |
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