|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
396.99
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Literatura e cinema em sala de aula de língua portuguesa: efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos |
Autor: |
|
Silvana Teixeira Tillmann
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
439 |
Resumo |
|
Este trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de uma prática pedagógica centrada em atividades de leitura e escrita sobre a produção textual dos alunos. O estudo foi desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa junto a alunos de 8ª série da E.E.E.Médio Areal; durante o ano letivo de 2006. A poesia; a música; a literatura; e o cinema fizeram parte do cotidiano da sala de aula e serviram de base para o desenvolvimento das atividades realizadas. Após a realização desse trabalho; os textos produzidos pelos alunos das turmas 82 e 83 foram analisados com base em categorias adaptadas daquelas já propostas por Meserani (2002): reprodução; paráfrase; criação. Os resultados mostram que os alunos; que no primeiro trimestre predominantemente produzem textos classificados como reproduções; ao longo do ano letivo passam a produzir texto híbrido e criação. Observo também que ao longo do ano letivo os alunos que são provocados pelos filmes; literatura; música e poesia retomam gradativamente o processo de ler; escrever e de buscar um aprimoramento na escrita. E esses processos são necessários não só a formação intelectual do ser humano; como também a descoberta da leitura de mundo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|