Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  396,99 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Literatura e cinema em sala de aula de língua portuguesa: efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos
Autor:  
  Silvana Teixeira Tillmann   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  416
Resumo  
  Este trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de uma prática pedagógica centrada em atividades de leitura e escrita sobre a produção textual dos alunos. O estudo foi desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa junto a alunos de 8ª série da E.E.E.Médio Areal; durante o ano letivo de 2006. A poesia; a música; a literatura; e o cinema fizeram parte do cotidiano da sala de aula e serviram de base para o desenvolvimento das atividades realizadas. Após a realização desse trabalho; os textos produzidos pelos alunos das turmas 82 e 83 foram analisados com base em categorias adaptadas daquelas já propostas por Meserani (2002): reprodução; paráfrase; criação. Os resultados mostram que os alunos; que no primeiro trimestre predominantemente produzem textos classificados como reproduções; ao longo do ano letivo passam a produzir texto híbrido e criação. Observo também que ao longo do ano letivo os alunos que são provocados pelos filmes; literatura; música e poesia retomam gradativamente o processo de ler; escrever e de buscar um aprimoramento na escrita. E esses processos são necessários não só a formação intelectual do ser humano; como também a descoberta da leitura de mundo.
     
    Baixar arquivo