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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.68
MB
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Título: |
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Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional |
Autor: |
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Luiz Kawall De Vasconcellos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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429 |
Resumo |
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Esta investigação traz como problemática a necessidade de visibilizar
as imagens presentes na trajetória do professor do Ensino Profissional que
gosta do que faz; e que em função disso pode ter sido homenageado pelos
seus alunos. Para tal pesquisei cinco colegas: duas mulheres e três homens; a
fim de saber quais imagens subsumidas em sua trajetória; tem relação com sua
prática. Eles são professores; como eu; do Ensino Profissional e Tecnológico
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas; localizado no Rio
Grande do Sul (CEFET-RS). À luz dos estudos teóricos do imaginário; do
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário; Educação e Memória
(GEPIEM); nasce esta dissertação. O foco da pesquisa está voltado para os
estudos da Formação Docente; fundamentalmente; estudando a trajetória do
professor que atua no ensino profissional. Para tal; construí uma metodologia
fundamentada nos estudos do imaginário; a partir de duas modalidades; assim
designadas por Gilbert Durand: conhecimento direto e conhecimento indireto.
Na primeira utilizei entrevistas semi-estruturadas; já na segunda; utilizei cartas
por mim desenhadas e (re)criadas para fazer emergir uma narrativa fomentada
pela imagem; deixando fluir as representações dos professores pesquisados
sobre suas práticas. A análise consistiu em procurar e tornar visível as
imagens que instauraram o saber fazer e o saber ser. No imaginário dos cinco
professores; aparecem figuras; símbolos e idéias que estão conectadas de
forma indelével no seu trabalho; na atuação de cada um. As imagens
balizadoras que emergiram foram as seguintes: horizontes abertos; evolução
e criação; prazer e culpa; acreditar no impossível e busca de
transformação. O percurso das problematizações contidas nesta dissertação;
além dos já referidos; esteve ancorado em autores da área da Educação e da
Formação Docente. Por último; cabe ressaltar que a minha história como
pessoa e professor foi o mote detonador desta investigação; uma vez que
minha trajetória é permeada de imagens sonhadas e desenhadas; as quais matriciaram minhas buscas; bem como despertaram minha curiosidade para empreender esta pesquisa. |
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