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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional
Autor:  
  Luiz Kawall De Vasconcellos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  403
Resumo  
  Esta investigação traz como problemática a necessidade de visibilizar as imagens presentes na trajetória do professor do Ensino Profissional que gosta do que faz; e que em função disso pode ter sido homenageado pelos seus alunos. Para tal pesquisei cinco colegas: duas mulheres e três homens; a fim de saber quais imagens subsumidas em sua trajetória; tem relação com sua prática. Eles são professores; como eu; do Ensino Profissional e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas; localizado no Rio Grande do Sul (CEFET-RS). À luz dos estudos teóricos do imaginário; do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário; Educação e Memória (GEPIEM); nasce esta dissertação. O foco da pesquisa está voltado para os estudos da Formação Docente; fundamentalmente; estudando a trajetória do professor que atua no ensino profissional. Para tal; construí uma metodologia fundamentada nos estudos do imaginário; a partir de duas modalidades; assim designadas por Gilbert Durand: conhecimento direto e conhecimento indireto. Na primeira utilizei entrevistas semi-estruturadas; já na segunda; utilizei cartas por mim desenhadas e (re)criadas para fazer emergir uma narrativa fomentada pela imagem; deixando fluir as representações dos professores pesquisados sobre suas práticas. A análise consistiu em procurar e tornar visível as imagens que instauraram o saber fazer e o saber ser. No imaginário dos cinco professores; aparecem figuras; símbolos e idéias que estão conectadas de forma indelével no seu trabalho; na atuação de cada um. As imagens balizadoras que emergiram foram as seguintes: horizontes abertos; evolução e criação; prazer e culpa; acreditar no impossível e busca de transformação. O percurso das problematizações contidas nesta dissertação; além dos já referidos; esteve ancorado em autores da área da Educação e da Formação Docente. Por último; cabe ressaltar que a minha história como pessoa e professor foi o mote detonador desta investigação; uma vez que minha trajetória é permeada de imagens sonhadas e desenhadas; as quais matriciaram minhas buscas; bem como despertaram minha curiosidade para empreender esta pesquisa.
     
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