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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
777.73
KB
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Título: |
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Uma prática educacional que nasce na fábrica produz uma conscientização e um adestramento a partir de Paulo Freire |
Autor: |
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Maristel Carrilho da Rocha
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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389 |
Resumo |
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar um projeto de escolarização na e a partir da fábrica; sob o ponto de vista da produção de novas consciências. Após várias observações; entrevistas e participação ativa com os trabalhadores num espaço educacional criado pela empresa; percebi os mais diversos tipos de consciência. Este espaço educacional iniciou na empresa e logo após foi transferido para uma instituição educacional privada; que foi selecionada pelos empresários. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos: caracterizar interesses dos empresários com um projeto de escolarização em seu ambiente empreendedor; elucidar a vida dos trabalhadores fora e dentro da empresa; participando do projeto; tendo como foco a escolarização; analisar o projeto de escolarização na empresa verificando se o mesmo este adestra e/ou conscientiza. Utilizei considerações freirianas para análise dos dados. A partir dessa experiência; com o projeto educacional na fábrica; chego à principal conclusão: a escolarização na e a partir da fábrica produz um adestramento e consciência crítica; nos alunos-trabalhadores. No momento em que a escolaridade é patrocinada pelo empresário e os trabalhadores utilizam este espaço para ampliar seus conhecimentos; identificam-se como objeto de manipulação empresarial; mas reconhecem-se emancipados intelectualmente no momento em que lutam por justiça em seu ambiente de trabalho. Reconhecem que o empresário está lhes oferecendo uma escolarização; mas com objetivos capitalistas de mercado. Reconhecem que o empresário ganha e o trabalhador também no momento que retornam à escola e convivem com outros alunos/trabalhadores que possuem angústias semelhantes às suas. A partir destas observações percebo que o método da prática educacional que contribuirá para a produção da consciência crítica do trabalhador; não pouco indo de encontro aos interesses do empresário; é central para o processo de percepção de si que ocorre com o aluno-trabalhador. |
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