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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,65
MB
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Título: |
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Quando o professor passa a ser o aluno em educação a distância: tecnologia e inovação na capacitação de docentes universitários |
Autor: |
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Clara Gurski
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/PR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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457 |
Resumo |
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Com as inúmeras inovações tecnológicas; a complexidade da vida social; as mudanças de
comportamento e a disponibilidade de acusar informações; alerta-se para que as Instituições de
Educação Superior estejam conectadas com seu tempo; de tal maneira que consigam absorver as
características do mundo contemporâneo; para tanto; necessitam também capacitar seu corpo
docente constantemente. Portanto; há que se repensar as estruturas; os modelos fixos e dogmáticos
que; em alguns casos; estão inteiramente desprovidos de sentido no contexto atual. Os Ambientes
Virtuais de Aprendizagem (AVA) são alocados em plataformas e compostos por diversas ferramentas.
O AVA estudado utiliza a Metodologia de Aprendizagem via Tecnologia da Informação e
Comunicação Educacional (MATICE) e está alocado na plataforma denominada Eureka; que
desenvolve propostas acadêmicas e destaca-se por ofertar também; cursos de capacitação on-line
para professores universitários; que atuam no Sistema MATICE. O problema desta pesquisa foi
analisar que aspectos se destacam num (AVA); utilizado para capacitação de professores; quando o
docente está do outro lado da tela; na condição de aluno. Essa capacitação foi estudada sob a luz da
ciência da metodologia do estudo de caso; com auxílio do software ATLAS.ti que propiciou uma
melhor análise; interpretação e apresentação dos resultados. Vários autores embasaram este estudo;
entre eles: Moran (2007); Tiffin e Rajasingham (2007); Schlemmer (2006); Gomes e Mendes (2006);
Tardif (2006); Behrens (2005); Siqueira (2005); Matos (2004); Alcântara; Siqueira e Valaski (2004);
Dowbor (2001); Freire e Papert (1996). Foram pesquisados 46 participantes do curso; que
responderam a três questões; sub divididas em 29 itens; totalizando 1334 respostas; propiciando
assim; a análise de questões relevantes que afloraram durante o curso e conduziram a uma riqueza
de informações. Além disso; também foram colhidos dados nos relatórios do chat e do fórum; com
várias questões abordadas pelos cursistas; ampliando o leque de informações; todas relevantes para
este estudo. Entre as questões semelhantes das 1334 respostas e dos dados do chat e do fórum;
apresentados em forma de figura; destacaram-se as facilidades e dificuldades encontradas pelos
professores cursistas diante das ferramentas do Eureka. Dentre os resultados convergentes;
demonstrou-se principalmente o impacto da estratégia utilizada pela universidade que ofertou a
capacitação; de forma inédita; quando convidou o professor a utilizar a interface dos alunos num
AVA; para que os mesmos conhecessem as potencialidades de todas as ferramentas do ambiente e
também; as reais facilidades e dificuldades dos alunos que estudam em AVAs. |
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