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Título:  
  Quando o professor passa a ser o aluno em educação a distância: tecnologia e inovação na capacitação de docentes universitários
Autor:  
  Clara Gurski   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  457
Resumo  
  Com as inúmeras inovações tecnológicas; a complexidade da vida social; as mudanças de comportamento e a disponibilidade de acusar informações; alerta-se para que as Instituições de Educação Superior estejam conectadas com seu tempo; de tal maneira que consigam absorver as características do mundo contemporâneo; para tanto; necessitam também capacitar seu corpo docente constantemente. Portanto; há que se repensar as estruturas; os modelos fixos e dogmáticos que; em alguns casos; estão inteiramente desprovidos de sentido no contexto atual. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são alocados em plataformas e compostos por diversas ferramentas. O AVA estudado utiliza a Metodologia de Aprendizagem via Tecnologia da Informação e Comunicação Educacional (MATICE) e está alocado na plataforma denominada Eureka; que desenvolve propostas acadêmicas e destaca-se por ofertar também; cursos de capacitação on-line para professores universitários; que atuam no Sistema MATICE. O problema desta pesquisa foi analisar que aspectos se destacam num (AVA); utilizado para capacitação de professores; quando o docente está do outro lado da tela; na condição de aluno. Essa capacitação foi estudada sob a luz da ciência da metodologia do estudo de caso; com auxílio do software ATLAS.ti que propiciou uma melhor análise; interpretação e apresentação dos resultados. Vários autores embasaram este estudo; entre eles: Moran (2007); Tiffin e Rajasingham (2007); Schlemmer (2006); Gomes e Mendes (2006); Tardif (2006); Behrens (2005); Siqueira (2005); Matos (2004); Alcântara; Siqueira e Valaski (2004); Dowbor (2001); Freire e Papert (1996). Foram pesquisados 46 participantes do curso; que responderam a três questões; sub divididas em 29 itens; totalizando 1334 respostas; propiciando assim; a análise de questões relevantes que afloraram durante o curso e conduziram a uma riqueza de informações. Além disso; também foram colhidos dados nos relatórios do chat e do fórum; com várias questões abordadas pelos cursistas; ampliando o leque de informações; todas relevantes para este estudo. Entre as questões semelhantes das 1334 respostas e dos dados do chat e do fórum; apresentados em forma de figura; destacaram-se as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores cursistas diante das ferramentas do Eureka. Dentre os resultados convergentes; demonstrou-se principalmente o impacto da estratégia utilizada pela universidade que ofertou a capacitação; de forma inédita; quando convidou o professor a utilizar a interface dos alunos num AVA; para que os mesmos conhecessem as potencialidades de todas as ferramentas do ambiente e também; as reais facilidades e dificuldades dos alunos que estudam em AVAs.
     
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