Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  928,34 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Currículo e cultura de consumo: como estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar
Autor:  
  Vera Lúcia Gainssa Balinhas   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  555
Resumo  
  Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um grupo de dezesseis estudantes de ensino médio; de uma escola pública na cidade do Rio Grande; balneário Cassino; Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os debates: diários; desenhos; instalação artística; visita ao McDonald’s e apresentação de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de professora na escola; mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico. Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes teóricos de autores como Michel Foucault; Mike Featherstone; Nestor Canclini; Jean Baudrillard; Ivor Goodson; Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os significados do consumo; busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que muda-move-desloca os limites; sejam eles normas; condutas morais ou hábitos. Mas não somente isso; o consumo também se constitui como marcador identitário; usado para conquistar status; reconhecimento; prazer; comunicar gostos e estilos de vida. Por fim; aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo para além da lógica do mercado.
     
    Baixar arquivo