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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
928.34
KB
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Título: |
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Currículo e cultura de consumo: como estudantes significam o consumo no espaço-tempo escolar |
Autor: |
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Vera Lúcia Gainssa Balinhas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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581 |
Resumo |
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Nesta dissertação apresento reflexões sobre o consumo e seus significados para um
grupo de dezesseis estudantes de ensino médio; de uma escola pública na cidade
do Rio Grande; balneário Cassino; Rio Grande do Sul. O processo investigativo deuse
através de encontros coletivos e individuais que versaram sobre o consumo
estudantil no espaço-tempo escolar. Selecionei alguns instrumentos para motivar os
debates: diários; desenhos; instalação artística; visita ao McDonalds e apresentação
de documentário. Por pertencer à comunidade escolar e exercer a atividade de
professora na escola; mantive aproximações com a pesquisa de cunho etnográfico.
Na análise sobre consumo e seus significados para os estudantes utilizei aportes
teóricos de autores como Michel Foucault; Mike Featherstone; Nestor Canclini; Jean
Baudrillard; Ivor Goodson; Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Ao discutir os
significados do consumo; busquei e encontrei algumas transgressões nos modos de
consumir do grupo investigado. Transgressão entendida como movimento que
muda-move-desloca os limites; sejam eles normas; condutas morais ou hábitos. Mas
não somente isso; o consumo também se constitui como marcador identitário; usado
para conquistar status; reconhecimento; prazer; comunicar gostos e estilos de vida.
Por fim; aponto a escola como lugar possível para repensar a cultura de consumo
para além da lógica do mercado. |
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