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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
724.72
KB
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Título: |
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Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado |
Autor: |
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Catia Simone Becker Vighi
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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459 |
Resumo |
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Esta dissertação apresenta estudo realizado no período 2006/2008 tendo
como foco principal o processo de formação pessoal e profissional de professoresleigos
da zona rural no município de Pelotas (RS). A temática em estudo tem
ocupado espaço nas discussões e pesquisas nesses últimos anos. O objetivo deste
foi investigar a trajetória profissional destes professores; buscando estabelecer uma
discussão sobre o processo de formação pessoal adquirido na e pela prática
pedagógica entre as décadas de 1940 e 1970. Metodologicamente; a pesquisa
realizada baseia-se na história de vida profissional de um professor leigo e de uma
professora leiga. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas narrativas orais e
escritas; conversas complementares e consulta documental. As fontes documentais
foram disponibilizadas pelos próprios professores ou; ainda; localizadas em
arquivos; e constituem-se em fotografias; livros didáticos; subsídios pedagógicos
orientadores para professores rurais; certificados; entre outros. No entanto; a
memória destes professores leigos apresentou-se como a principal fonte de
pesquisa. Para o diálogo teórico recorri; dentre outros; a autores como Nóvoa
(1995); Marcelo Garcia (1999); Freire (1996); Therrien (1993); Arroyo (1982) ; Tardif
(2002). Situando a pesquisa no espaço-tempo; o trabalho resgata o significado
atribuído ao termo professor leigo e o processo vivido pelas escolas instaladas na
zona rural. Foi possível perceber que ao Revisitar a trajetória percorrida encontrouse
indícios de um processo de formação construída no e pelo fazer. Os professores
entrevistados revelaram a existência de um conhecimento profissional que foi sendo
construído ao longo da carreira; apesar das características e trajetórias distintas; o
qual precisava ser conhecido; já que o mesmo norteou a prática educativa. |
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