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Título:  
  Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado
Autor:  
  Catia Simone Becker Vighi   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  434
Resumo  
  Esta dissertação apresenta estudo realizado no período 2006/2008 tendo como foco principal o processo de formação pessoal e profissional de professoresleigos da zona rural no município de Pelotas (RS). A temática em estudo tem ocupado espaço nas discussões e pesquisas nesses últimos anos. O objetivo deste foi investigar a trajetória profissional destes professores; buscando estabelecer uma discussão sobre o processo de formação pessoal adquirido na e pela prática pedagógica entre as décadas de 1940 e 1970. Metodologicamente; a pesquisa realizada baseia-se na história de vida profissional de um professor leigo e de uma professora leiga. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas narrativas orais e escritas; conversas complementares e consulta documental. As fontes documentais foram disponibilizadas pelos próprios professores ou; ainda; localizadas em arquivos; e constituem-se em fotografias; livros didáticos; subsídios pedagógicos orientadores para professores rurais; certificados; entre outros. No entanto; a memória destes professores leigos apresentou-se como a principal fonte de pesquisa. Para o diálogo teórico recorri; dentre outros; a autores como Nóvoa (1995); Marcelo Garcia (1999); Freire (1996); Therrien (1993); Arroyo (1982) ; Tardif (2002). Situando a pesquisa no espaço-tempo; o trabalho resgata o significado atribuído ao termo professor leigo e o processo vivido pelas escolas instaladas na zona rural. Foi possível perceber que ao Revisitar a trajetória percorrida encontrouse indícios de um processo de formação construída no e pelo fazer. Os professores entrevistados revelaram a existência de um conhecimento profissional que foi sendo construído ao longo da carreira; apesar das características e trajetórias distintas; o qual precisava ser conhecido; já que o mesmo norteou a prática educativa.
     
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