|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
6,72
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa |
Autor: |
|
Maira Sueco Maegava Cordula
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIFRAN/LINGÜÍSTICA |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
281 |
Resumo |
|
O presente trabalho apresenta uma análise de diálogos de abertura das unidades dos manuais didáticos de língua inglesa destinados ao ensino de língua estrangeira durante as séries de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental brasileiro. O objetivo desta pesquisa é conhecer como a oralidade é representada nesse material didático em uma perspectiva sociointeracionista de linguagem a partir de uma abordagem lingüística. Os princípios teóricos de linhas de pesquisa da área de Lingüística considerados foram: Análise da Conversação; Lingüística Textual e Fonética e Fonologia dos elementos prosódicos. Por meio de um levantamento das características prosódicas e textuais aliado a uma análise sobre a esfera de atividade; temas e tipo de composição dos diálogos; tornou-se possível caracterizar o gênero diálogo didático. Essa caracterização permitiu uma reflexão sobre a concepção de língua presente nesse gênero; qual seja; a de língua como um sistema abstrato de regras. A abordagem teórica adotada neste trabalho possibilita um olhar que não está condicionado a questões de aplicação da análise lingüística ao ensino especificamente; assim; o foco desta pesquisa gira em torno da produção de um gênero didático e não de sua adequação a uma determinada abordagem de ensino; como já foi investigado em outras dissertações. Por outro lado; suas conclusões também podem servir de base para estudos de natureza aplicada ao ensino devido à natureza pedagógica do corpus. Além disso; uma análise prosódica do material de áudio que acompanha as séries didáticas selecionadas é apresentada. Esse exame é inédito e teve um papel decisivo na formulação das considerações finais sobre os resultados desta pesquisa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|