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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Aspectos prosódicos e textuais do gênero diálogo didático em manual de ensino de língua inglesa
Autor:  
  Maira Sueco Maegava Cordula   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIFRAN/LINGÜÍSTICA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  281
Resumo  
  O presente trabalho apresenta uma análise de diálogos de abertura das unidades dos manuais didáticos de língua inglesa destinados ao ensino de língua estrangeira durante as séries de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental brasileiro. O objetivo desta pesquisa é conhecer como a oralidade é representada nesse material didático em uma perspectiva sociointeracionista de linguagem a partir de uma abordagem lingüística. Os princípios teóricos de linhas de pesquisa da área de Lingüística considerados foram: Análise da Conversação; Lingüística Textual e Fonética e Fonologia dos elementos prosódicos. Por meio de um levantamento das características prosódicas e textuais aliado a uma análise sobre a esfera de atividade; temas e tipo de composição dos diálogos; tornou-se possível caracterizar o gênero diálogo didático. Essa caracterização permitiu uma reflexão sobre a concepção de língua presente nesse gênero; qual seja; a de língua como um sistema abstrato de regras. A abordagem teórica adotada neste trabalho possibilita um olhar que não está condicionado a questões de aplicação da análise lingüística ao ensino especificamente; assim; o foco desta pesquisa gira em torno da produção de um gênero didático e não de sua adequação a uma determinada abordagem de ensino; como já foi investigado em outras dissertações. Por outro lado; suas conclusões também podem servir de base para estudos de natureza aplicada ao ensino devido à natureza pedagógica do corpus. Além disso; uma análise prosódica do material de áudio que acompanha as séries didáticas selecionadas é apresentada. Esse exame é inédito e teve um papel decisivo na formulação das considerações finais sobre os resultados desta pesquisa.
     
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